iba

iba

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTUDO DO DIA 06 DE OUTUBRO DE 2010

O MISTÉRIO DO CORDEIRO

Êxodo 12.1-14

A única coisa que Deus pediu no dia da Páscoa aos filhos de Israel foi um cordeiro. Nada mais. O povo de Israel estava há mais de 400 anos de escravidão. Amassando barro. Sofrendo. Não tinham direitos. Não tinham liberdade. E numa noite de milagres foram libertos. Deus quebrou as correntes e libertou seu povo.
Jesus via os homens como cordeiros. No Evangelho de João, capítulo 10, Jesus fala também sobre a páscoa. Ele fala sobre uma terrível disputa espiritual. No v. 10, Ele diz: “o ladrão vem, senão para roubar, matar e destruir as ovelhas”. Quem são essas ovelhas? Somos nós! Ele fala também dos mercenários, aqueles que abandonam as ovelhas; mas no v. 9 Ele diz: “Eu sou a porta das ovelhas, quem entrar por mim será salvo.” No v. 3, Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora da prisão, da escravidão, para uma vida plena. Ele não é a porta dos bodes, mas das ovelhas!

O que este texto do Evangelho de João tem a ver com a páscoa. O que este texto tem a ver com Êxodo. Êxodo significa: saída ou tirados para fora. Eu chamo minhas ovelhas pelo nome e as conduzo para o êxodo, para fora, para a páscoa. Eu saio adiante das ovelhas e as alimento. Jesus quer nos conduzir. Quer que ouçamos a sua voz. O sonho do Senhor é que seu povo seja um só rebanho e um só pastor. Este é o sonho do Senhor. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e recebem a vida eterna”. V. 27 e 28.

Quando a gente estuda a Bíblia, a gente descobre que um dia Deus encontrou uma ovelha chamada Davi. O homem que matou o gigante Golias era um cordeiro. O mais famoso valente de Israel era um cordeiro. Aquele que ganhou um reinado eterno, porque Deus disse pra ele: você vai ganhar um reino eterno. Vamos ao Salmo 23.

1.ª Característica de um cordeiro: SERVO OBEDIENTE

A primeira característica é um servo obediente. Davi diz: O Senhor é o meu pastor! Davi está dizendo: eu tenho um dono! Eu tenho um Senhor! Agora escute: Senhor, hoje, é pronome de tratamento, mas nem sempre foi assim. Antigamente Senhor não era só pronome de tratamento não. Naquela época, Senhor era um dono de escravos, e seus escravos eram de sua total responsabilidade. Jesus diz no Novo Testamento assim: “porque me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?” Porque o que importa para Deus não é só chamá-Lo de Senhor, apenas da boca pra fora...O importante É obedecer as ordens de Deus! Toda vez que Deus encontra um cordeiro que obedece a sua voz, Ele faz milagres! Se não aceitamos as ordens de Deus, então somos bodes e não cordeiros.Ovelhas obedientes são uma bênção e alegria para o pastor!

2.ª Característica do cordeiro: VIDA DE FÉ.
A ovelha vive uma vida de fé! Davi diz: O Senhor é meu pastor e nada me faltará! Você não vai encontrar uma verdadeira ovelha sempre estressada, em depressão, arrancando os cabelos da cabeça ou desesperada com a crise global. Ovelha vive a vida da fé. Davi diz: Eu sou ovelha! Eu sou mandado por Deus e acredito nEle e não vai me faltar nada! O justo viverá da fé! Cordeiro vive da fé!


3.ª Característica do cordeiro: SERENIDADE

Davi diz: “Ele me faz repousar em passos verdejantes, e leva-me pra junto das águas de descanso”. O cordeiro vive a unção do repouso em Deus! O que cansa é a rotina, a mesmice é o que mata. Mas Davi diz: Deus sempre tem pastos verdes pra mim. Os dias de novidade são aqueles que você agiu como cordeiro e se alimentou do seu pastor. Deus diz pra sermos ovelhas como Davi. Davi aprendeu a viver junto às águas de descanso. As águas de descanso representam o quebrantamento, arrependimento, a confissão. Davi aprendeu isso. Davi aprendeu que limpo não é quem não se suja, mas limpo é quem sempre se limpa.
Quantas vezes você fica constrangido por causa de um pecado, perguntando como é que vai falar com Deus se errou de novo e fica sem coragem de orar. Então o Espírito Santo nos ensina a nunca deixar passar o tempo por causa de um pecado, Nunca protelar! Mas na hora em que perceber que fez alguma coisa errada, na mesma hora pede a purificação de Deus na tua vida, levante-se do chão e volte a caminhar! Não demore nenhum momento ali. Deixe a água passar. Busca a purificação! Davi descobriu este segredo!
A vida de um cordeiro é uma vida que está junto das águas descanso! Junto aos pastos verdejantes, tem refrigério, amém!


4.ª Característica do cordeiro: CORAGEM NO VALE

Davi diz: “eu não temerei mal nenhum!” Algo lindo na vida de uma ovelha é que você não vai encontrar uma ovelha morrendo de medo. A nossa vida também tem vales e eles são inevitáveis! Deus permite os vales, mas os vales não são pra nos matar! O problema não é passar pelo vale, mas a questão é a sua reação dentro do vale. O vale vem pra todo mundo, mas se você souber agir dentro do vale ele pode se transformar num vale de bênção. Coragem é a consciência da presença de Deus! Quando você está consciente da presença de Deus, você é corajoso, e o medo? Medo é cegueira espiritual! Davi diz: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam”. Você vai ter coragem quando você sabe que é uma pessoa consolada. Você vai encontrar nesse salmo 23 o consolo que vem através da vara e do cajado do Senhor. Davi se sentia consolado de qualquer maneira, por causa da vara e do cajado do Senhor. Quando o Senhor usa a vara, ou seja, a disciplina, eu me sinto consolado. Por que eu sei que o Senhor disciplina a quem Ele ama. Quando o Senhor usa o cajado eu também me sinto consolado, porque que eu sei que o cajado me reaproxima do Senhor. O cajado vem pra me trazer de novo pro caminho certo.

5.ª Característica do cordeiro: UNÇÃO DA ALEGRIA

Davi diz: “Ele prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos e o meus cálice transborda” v. 5. Cordeiro tem a unção da alegria! A alegria do Senhor é a nossa força! A alegria é fruto do Espírito Santo. Unção e alegria andam juntas! E Davi diz: “ele unge a minha cabeça com óleo! Ele faz o meu cálice transbordar!” E o transbordar fala de um derramar contínuo de alegria! Este Salmo termina dando as duas últimas características de um cordeiro: Bondade e Misericórdia.


6.ª Característica do cordeiro: BONDADE E MISERICÓRDIA

O cordeiro é bondoso e misericordioso! Ele é alvo constante da graça e do cuidado de Deus sobre sua vida, e por isso, ele também as pratica na vida de outros. O cordeiro não fica “batendo” em outras ovelhas, o cordeiro é altamente gregário e sabe conviver em comunidade. Para que vivamos em comunidade é necessário o exercício contínuo da bondade e da misericórdia. Bondade com os justos e misericórdia para com os fracos.

7.ª Característica do cordeiro: DESEJO ARDENTE DE ESTAR COM O SENHOR!

Davi diz: O cordeiro vai habitar na casa do Senhor para sempre “E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre, amém!” O cordeiro tem prazer em estar onde Deus está e participar do que Ele está fazendo (cf. Salmo 84).

“Vale mais esse dia na casa do meu Deus do mil dias... assistindo televisão, vale mais que todos os “Fantásticos” que já passaram! Mais que todas as novelas que a Globo já fez! Vale mais esse dia na Casa do meu Deus, porque na casa do meu Deus tem milagre para minha vida. Eu tenho sol e tenho escudo! Na casa do meu Deus eu tenho força e eu tenho glória! Na casa do meu Deus eu sou mais que feliz! Aleluia!

Que o Senhor Jesus, Nosso Bom Pastor, nos guie como cordeiros em todo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.