iba

iba

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ANO NOVO - OLHOS NOVOS - NOVAS REALIZAÇÕES

Mateus 6.22-23; Números 13.25-33 e 14.6-8

Introdução:
Dificuldades podem ser geradas quando a visão não é muito clara? Os textos nos revelam um desafio de Jesus, o resultado de olhos não saudáveis e o resultado de olhos bons. É importante que nos lembremos que vivemos tempos de muita pressão, (relacionamentos, finanças, projetos pessoais e familiares). Trazemos uma cobrança interior, “precisamos dar certo”. Isso não é totalmente ruim, mas em meio às pressões não é fácil manter olhos bons, e acabamos procurando situações que possam justificar as nossas dificuldades.
A palavra nos desafia a não temer as pressões, embora elas nos desgastem. “Olhos bons” nos auxiliam a enfrentar de forma saudável as crises dessa vida e abertura de um ano novo com a visão de Deus. Vejamos algumas coisas importantes nesses textos:

TODA REALIDADE SEMPRE APRESENTARÁ DOIS LADOS.
Na vida sempre haverá o “É bom, porém pode dar errado”. Teremos lutas para enfrentar, teremos uma escolha para fazer. Confiar e seguir ou amedontrar-se e parar.
v. 27 – a terra é boa... , v. 28-29 – mas, o povo que ali habita..., sensação de medo, de derrota. Essa realidade é a nossa realidade o tempo inteiro e é nesse conflito que somos desafiados a tomar decisões. O texto sugere duas pistas para tomar decisões, podemos fazê-lo de forma consciente, analisando só as dificuldades e podemos fazê-lo de forma confiante, sem negligenciar as dificuldades, porém agindo na força, sabedoria, discernimento que Deus dá, ouvindo Deus.

HABITANDO COM A DERROTA (Os olhos podem ver só dificuldades).
Deus já havia prestado toda uma assessoria para eles, já havia feito um levantamento detalhado das dificuldades e já havia dado todas as orientações para caminharem vitoriosamente, porém:
v. 31 – não poderemos – sentimento de derrota
v. 32 – infamar a terra – ressaltar apenas problemas e defeitos
v. 33 – visão errada a respeito de si mesmo – gera visão errada a respeito do outro (imagem falsa).

HABITANDO COM A VITÓRIA (Os olhos precisam ser treinados).
v. 14.7 – fixar os olhos nas possibilidades (Olhar o que é bom. E o que é bom? Os frutos da terra? Não! Bom é a palavra de Deus). A esperança cresce quando aprendemos a olhar o que é bom na terra. Tinham problemas? O que viram? O que você vê? Quando aprendemos a ver como lugar de promessa tudo fica mais fácil. Não sem lutas, porém fica mais fácil a guerra, fica mais leve a luta.
v. 14.8 – trocaram o medo pela fé, creram. Outra preocupação passou a ocupar o coração deles. “Se o Senhor se agradar de nós”, aqui está a ação chave. As lutas estavam ali, instaladas, presentes, eles teriam que enfrentá-las, não poderiam fugir. (Salmo 37.1-9) Consagremo-nos a Deus para honrá-lo, Ele nos abençoará.
v. 14.9 – não sejais rebeldes contra o Senhor. Não deixem de ouví-lo, ainda que as ameaças estejam presentes. Por quê? Para o nosso próprio bem, para alegria dos outros e para a glória de Deus.

Conclusão:
Olhos bons geram discernimento, trazem clareza ao coração, geram confiança e a esperança cresce. Olhos bons conseguem ver além e não se deixam paralisar perante as dificuldades, ainda que sejam grandes. Agora é importante que entendamos que a única forma de desenvolvermos olhos bons é entregando a nossa vida para Jesus. Deixando que Ele verdadeiramente seja o Senhor de nossas vidas o ano todo, todo ano. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.