Lamentações 3:19-25
1. Definições:
A. Estado de alguém que está vivendo solitário pela falta ou perda de companheiro
B. Lugar desabitado, despovoado ou abandonado.
C. Situação ou sensação de quem está vivendo de forma isolada numa comunidade.
D. Estado de alguns cônjuges que embora vivam juntos, vivem de modo solitário, por não
haver entre eles nenhum entendimento e harmonia, por terem perspectivas diferentes.
2. As CAUSAS da solidão:
Antes de mais nada, quero salientar que não abordarei as questões patológicas. Apresentamos somente as causa de origem emocional ou social.
A. Mudanças ou transições na vida: separação, oposição, rejeição, perdas.
B. Voltando ao nosso texto base, reparemos os versos 19 e 20. Vamos focar duas ações:
“LEMBRAR” e “PENSAR SEMPRE”. O que o homem de Deus lembrava?
Ele mantinha os seus pensamentos atrelados sobre suas lembranças e qual era o resultado?
C. Agora vamos ler os versos seguintes (vs.21-25):
a. Quando a sua esperança voltava? (21). Fixar-se em pensamentos ruins só vai amnter você mais prisioneiro da amargura e solidão.
b. O que ele descobre sobre o amor, a bondade e a fidelidade de Deus? (22,23. Deus não muda, nós é que variamos de disposição na relação que temos com Ele. Basta responder com sinceridade. Quando falçta tempo, de onde tiramos aquele tempinho a mais? Quando estamos chateados, com raiva, tristes, desejamos ir aos cultos? E a leitura e a oração?
c. Qual era o seu maior tesouro nesta vida e que atitude de fé ele demonstra? (24). Perceba que a alma do profeta é curada, e ela mesma define Deus como seu bem maior.
d. Que certeza ele possuía agora em seu coração? (25. Que esta também seja atua certeza.
3. Como SUPERAR a solidão:
A. UTILIZE O SEU TEMPO DE FORMA SÁBIA. “Quando você vier, traga a minha capa que deixei na cidade de Trôade, na casa de Carpo. Traga os livros também, principalmente os de couro”. (2 Timóteo 4:13 NTLH). Em outras simples palavras: "Mente vazia é oficina do cão!" Já sabia não é? Então mãos à obra!
B. DIMINUA A SUA DOR: “Na primeira vez em que fiz a minha defesa diante das autoridades, ninguém ficou comigo; todos me abandonaram. Espero [i.e. “eu oro para...”] que Deus não ponha isso na conta deles!” (2 Timóteo 4:16 NTLH). Paulo poderia ter ficado neutralizado pela traição e solidão, mas veja que quem parece coitadinho são aqueles que o abandonaram, é Paulo quem intercede, percebeu?
C. RECONHEÇA A PRESENÇA DE DEUS: “Mas o Senhor ficou comigo, me deu força (...) e me livrou de ser condenado à morte”. (2 Timóteo 4:17 NTLH). Em momentos de solidão, podemos ter certeza de que será o próprio Deus nosso Ajudador.
• “[Jesus disse] Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um
para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai
está comigo”. (João 16:32 NTLH). Repita para si mesmo: Eu NUNCA mais estarei só, pois Deus NUNCA me abandonará.
D. APRENDA A SERVIR AO SEU PRÓXIMO. Como? FOCALIZANDO as suas necessidades e AJUDANDO-O em Deus: “25 Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: —Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. 26 Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem
quiser ser importante, que sirva os outros, 27 e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. 28 Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. (Mateus 20:25-28 NTLH). Deixe o egoísmo e seja útil ao seu próximo, da maneira que ele precisa, e não do jeito que você quer. E você verá o quanto de Deus será derramado em sua vida.
4. Conclusão:
O fim da solidão dinâmica do homem é aquele que o prepara para o encontro, para a comunhão: quando experimenta-se a si mesmo, a Deus e ao próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.