iba

iba

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ESTUDOS SOBRE DONS ESPIRITUAIS - LIÇÃO 1

O QUE SÃO DONS ESPIRITUAIS?
1 Pedro 4.10-11


INTRODUÇÃO

Você já notou que para cada tarefa, por mais simples que ela seja, faz-se necessário a aplicação de habilidades e ferramentas específicas? Se nossa guerra é de caráter espiritual, nossas armas e habilidades também precisam ser espirituais (Ef 6.12 ; 2Co 10.4). E, para compreendermos melhor os dons espirituais, temos:

1. Dom espiritual é uma DÁDIVA (ou graça) de Deus (v.10).
a) Cada crente tem pelo menos UM DOM (1Co 12.7)
b) A palavra “dons” (do grego: charismaton) tem como raiz a palavra “graça” (do grego: charis), e ambos querem dizer dádiva, presente, benefício.

2. Dom espiritual é uma dádiva dada pelo Espírito Santo.

a) Dons são PRESENTES, não existindo base alguma para orgulho (v.10)
b) A FONTE é Deus. (1Co 12.11 - FONTE INICIAL; 1Pe 4.11- FONTE CONSTANTE)

3. Dom espiritual é uma dádiva dada pelo Espírito Santo para EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL
a) A diferença básica entre dons e talentos é que dons atingem o ESPÍRITO das pessoas.E A PARTIR DO ESPÍRITO ALCANÇAM O HOMEM TODO. (ESPÍRITO-ALMA E CORPO).
b) Talentos NATURAIS podem funcionar como dons. (Rm 12.6-8)BASTA DEUS DETERMINAR.

4. Dom espiritual é uma dádiva dada pelo Espírito Santo para a edificação espiritual, RESULTANDO NO CRESCIMENTO DO CORPO DE CRISTO.
a) O dom não é para o bem do indivíduo que o possui; é para ele EDIFICAR a outros. Uma exceção seria no caso do dom devocional de línguas (1Co 14.4).
b) Dons são dados e expressos no contexto do CORPO de Cristo (1Co 12-14) e para o crescimento desse Corpo (1Co 12.7; Ef 4.11,12,16).

5. Dom espiritual é uma dádiva dada pelo Espírito Santo para edificação espiritual, resultando no crescimento do Corpo de Cristo e na GLÓRIA DE DEUS.
a. Quando os dons são usados da maneira correta, podemos reconhecer que DEUS ministrou! (At 3.12; Hb 2.4; Rm 1.11)
b. Os dons usados da forma certa nos levam a GLORIFICAR a Deus! (1Co 10.31; Rm 11.36)

CONCLUSÃO:

Existe uma relação profunda entre o Fruto do Espírito e os Dons espirituais. Paulo deixa claro em 1Coríntios 13 que sem o amor pó exercício dos dons não tem nenhum proveito. Por isso, é fundamental que cada crente busque o equilíbrio entre o Fruto e os Dons do Espírito Santo, para que haja verdadeiro crescimento espiritual e a glorificação do nome do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.