INTREPIDEZ NO ESPÍRITO SANTO
At 4: 23-31
INTRODUÇÃO
Satanás colocou no homem uma aversão a lutas, e com o tempo, ele vem trabalhando neste sentimento, buscando incutir na mente das pessoas que as lutas são situações ruins e que na maioria das vezes nos devemos evitá-las.
É interessante observar a estes homens, eles desejavam estar na posição que ninguém queria estar, perseguidos pelos romanos e pela Religião (fariseus e Saduceus)
Na verdade, existem algumas lutas em nossa vida, que Deus mesmo quer que passemos, 1Pedro 1:6-7 diz “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”, refletindo nesta palavra, eu lhe pergunto:
a) Quem se nega a enfrentar gigantes, algum dia poderá liderar grandes vitórias?
b) Quem se nega entrar na cova, pode testemunhar o livramento da boca dos leões?
c) Quem não está disposto a ser jogado na fornalha, caminhará em meio ao fogo sem se queimar?
Na verdade, a dúvida e o medo, estavam na mente dos apóstolos, mas o entendimento deles (espiritual) foi: Não há vitória sem luta. Deus está no controle.
E por isso mesmo eles desejaram estar no arraial do inimigo, para conquistar pelo Senhor.
Quem plantou neles o desejo foi o Senhor, veja em Fp 2:13 Paulo nos ministrar que é Deus quem coloca em nós tanto o querer quanto o realizar. Então precisamos, conhecer como o nosso Inimigo trabalha quando passamos por lutas, ou que sentimentos o diabo quer nos colocar quando a prova está intensa.
1. AS ARMAS DO MALIGNO NAS LUTAS
a) Ele quer que eu me sinta desprezado (1Sm 28)
b) O diabo quer que fiquemos dispersos (Hb 10.25)
c) Ele quer me forçar a retroceder (Lc 9.61; Hb 10.32-39)
d) O diabo quer que eu roube a Deus ( Josué 7.1-23)
2. AGINDO NA INTREPIDEZ DO ESPÍRITO (1Sm 14.6-15)
Jonatas era um homem preparado para as batalhas, e esta batalha estava nos planos de Deus para sua vida, ali era seria honrado como um grande guerreiro. E, para sermos honrados pelo Senhor como guerreiros, devemos:
1) Ter convicção plena de quem é Deus na minha vida: 1 Sm 14:6
Enquanto Saul estava duvidoso da benção e da vitória, Jonatas estava absolutamente convicto que Deus livra com muitos ou poucos, e que a vitória era certa.
Ande convicto, ande na certeza que Deus vai lhe entregar o inimigos nas mãos em nome de Jesus.
2) Buscar aliados na mesma disposição 1Sm 14:7,
Deus deu a Jonatas aliados, e o seu escudeiro lhe disse, sua disposição é a minha. E este é o tempo, de termos a mesma disposição e seguir nesta unção, Deus levantará aliados para sua vida.
3) Experimentar Sinais de Deus: 1Sm 14:12
Jonatas pede um sinal, e o inimigo se condena com a sua própria boca, você verá o inimigo lhe chamando ao confronto, vai em paz, pois o Senhor já lhe entregou a vitória
4) Preparar-se com estratégias inovadoras: 1Sm 14:13
Quem imagina entrar para uma batalha de Gatinhas, pois é, o inimigo não vai entender, mais a estratégia que Deus esta entregando em suas mãos vão lhe fazer derrotar a muitos em nome de Jesus
5) Crer em resultados poderosos: 1Sm 14:14-15
Somos honrados como guerreiros, quando conquistamos as grandes batalhas do Senhor, Jonatas deixou o inimigo tremendo, e hoje o Senhor lhe entrega poder, para alcançar grandes resultados em nome de Jesus.
Conclusão
Jonatas saiu daquela batalha como um novo homem, não era mais somente o filho de Saul, era agora o Grande Guerreiro Jonatas. Da mesma forma os apóstolos, saíram daquele episódio, aperfeiçoados e prontos para o início real da missão apostólica.
lEIA 2 TIMÓTEO 1.7 e Repense sua posição no Espírito meu irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.