iba

iba

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MINISTRAÇÃO DE QUARTA-FEIRA 08-09-2010

CONEXÃO 3 J: QUAL DELAS VOCÊ SERÁ?
Mt 28:19

Hoje em dia muito se fala em conexão 3G, como crentes gostaríamos de pensar sobre como estamos respondendo ao chamado de Deus em nossas vidas, e para isso queremos pensar sobre 3 J: Jonas, João e Judas. O que aprender com estes três homens.
Em cada geração que passa, Deus tem usado pessoas para comunicar a sua mensagem. Desta maneira, ele mostra onde o ser humano está errando e se desviando do caminho do Senhor. Deus usou Jonas, João e Judas. Deus chamou Jonas para ir até a cidade de Nínive pregar aos ninivitas, pois eles estavam se distanciando do caminho que o Senhor determinou para eles. João foi um dos mensageiros de Jesus, conhecido como discípulo amado de Cristo. João, de uma forma muito carinhosa, escreveu com o propósito de ensinar o povo que não deve desviar-se do caminho no qual o Senhor nos colocou. Um outro discípulo, chamado Judas, escreveu uma carta para também alertar as pessoas que amam ao Senhor em verdade, e querem obedecer a Palavra. Ele exortou aos irmãos que estavam levando as pessoas ingênuas a pecar contra a verdade. Hoje, você é o discípulo de Cristo, chamado para levar pessoas a Jesus. Aprendamos com as atitudes de Jonas, João e Judas.

1. APRENDENDO COM AS ATITUDES DE JONAS
a) Deus manda Jonas ir para Nínive, mas ele ignorou a ordem do Senhor (Jn 1:1-4). você tem obedecido ao Senhor? Que estratégia você tem usado?
b) Jonas lutou bastante contra a idéia de pregar aos ninivitas, mas o propósito de Deus era de dar àquele povo uma chance (Jn 3:1-4,10). Quando Jonas foi e pregou, houve mudança de comportamento daquele povo. Você já pensou na conseqüência se Deus não tivesse mandado Jonas para ir falar com eles? E se você não evangelizar, qual será a conseqüência? (Ez 33:7-9; Lc 19:36-40)

2. APRENDENDO COM AS ATITUDES DE JOÃO
a) João mostra que o caminho do Senhor é Cristo. Confessá-lo como Senhor é viver os mandamentos demonstrando amor. Quem não vive assim é visto como enganador e anticristo (2Jo 6,7). Você concorda que o testemunho de alguns cristãos nos dias atuais é de enganadores? Por quê? (2Jo 9)
b) Qual deve ser o seu relacionamento com pessoas que pregam outras doutrinas que não são cristãs, e insistem em viver nelas? (2Jo 10,11)

3. APRENDENDO COM AS ATITUDES DE JUDAS
a) Em sua carta, Judas fala de alguns de dentro da igreja que levavam as pessoas ingênuas a praticar suas idéias contra a verdade. Qual é o efeito do mal testemunho de uma pessoa que freqüenta a igreja há muito tempo na vida de um novo convertido? (Jd 12; Mt 18:6).
b) Que atitudes podem ser entendidas como negar a Cristo? (Jd 18-19, 4)

CONCLUSÃO
O fato de pessoas dizerem que pertencem a Cristo, e que freqüentam uma igreja, não é garantia que são salvas. A garantia da salvação é a presença do Espírito Santo, no qual fomos selados, quando ouvimos a Palavra, o evangelho da salvação, tendo também nele crido. O Espírito é o penhor da nossa herança. Portanto, uma pessoa salva deve demonstrar em sua vida o fruto do Espírito (Gl 5:22-25). É pelo fruto que se conhece a árvore (Mt 12:33). Sendo assim, pela obediência, saberão se somos discípulos de Jesus. “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46) “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (Jo 15:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.