iba

iba

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ESTUDO SOBRE DONS ESPIRITUAIS - LIÇÃO 7

DIFERENTES ESTILOS DE MINISTÉRIO

FORTE NA SABEDORIA E FRACO NO ENGAJAMENTO E PODER

EXEMPLO BÍBLICO: TOMÉ (João 14.5-6) - O Crítico Duvidador

Áreas fortes: atitude crítica, análise investigadora, forte desejo de chegar sempre a “raiz” dos problemas e facilidade de expressar seus questionamentos.

Áreas Fracas: não tem interesse em experiências espirituais de poder ( notar que Tomé não estava presente quando Jesus, após a sua ressurreição. Apareceu a seus discípulos – João 20.22-24), ausentes em relação a evangelização, falta de praticidade em suas críticas e métodos e frieza no trato relacional (João 20.25).

Como Jesus cuidou de Tomé: Jesus levou a sério a palavra de Tomé e respondeu ao seu anseio por provas (João 20.27). Fazendo isso, Jesus despertou em Tomé uma área de crescimento que ainda não trabalhada por ele: a fé (João 20.29).

O próximo passo: aqueles que pertencem a este grupo terão facilidade de relacionar os dons descobertos com tarefas concretas, porém é muito importante que você aplique DE FATO os seus dons em serviços concretos e não deixe tudo apenas no campo teórico. Evite isolamento ministerial e use mais do seu potencial (que deve estar adormecido) tirando melhor proveito de sua sabedoria.

FORTE NO ENGAJAMENTO E FRACO PODER E NA SABEDORIA

EXEMPLO BÍBLICO: MARTA (Lucas 10.38-42) - O Manipulador

Áreas fortes: em geral não gosta muito de estudar sobre dons e ministérios pois acha tudo muito teórico, consagração, altruísmo e disposição para cooperar.

Áreas Fracas: ansiedade, ativismo (troca unção pela ação – Jo 12.3) , atitude manipuladora (Lc 10.40) e dificuldade com o tempo de Deus (kairos).

Como Jesus cuidou de Marta: Jesus reconheceu o trabalho de Marta (Lc 10.41), mas Ele acrescenta a sua exortação a necessidade também de disposição para a sabedoria e para a unção. Com isso Ele a ajudou a buscar o crescimento em suas áreas pouco desenvolvidas.

O próximo passo: você está engajado no seu trabalho , mas lhe falta, muitas vezes, a força espiritual. A descoberta de seus dons espirituais e uma avaliação de seu trabalho na igreja a partir de suas novas descobertas espirituais. Pode ser que algumas tarefas você tenha que deixar/ substituí-las por outras, seu senso de engajamento irá ajudar nestas mudanças.



FORTE NO PODER E FRACO NA SABEDORIA E ENGAJAMENTO
EXEMPLO BÍBLICO: MARIA (Lucas 10.39; João 12.3) - O “super-crente”

Áreas fortes: forte inclinação para a dimensão espiritual, são capazes de abrir mão de tudo para novas descobertas espirituais e desprendimento (João 12.5).

Áreas Fracas: não é fácil encontrar “fraquezas” no comportamento de Maria, já que Jesus lhe deu razão. Os “super-crentes” trazem problemas quando fazem do seu comportamento um padrão básico para todos os outros. Outra dificuldade é a de “fazer parte da obra”, pois eles estão sempre por aí, “sentados” absorvendo todas as coisas espirituais. São fracos no planejamento e reflexão crítica e exagerados em seu comportamento.

Como Jesus cuidou de Maria: no episódio da contenda de Judas sobre o bálsamo derramado (Jo 12.3-8), Jesus reconhece os lados positivos da atitude de Maria (v.7). Mas, Ele continua falando da continuidade do serviço aos necessitados (v.8), mostrando a importância do engajamento e da permanência no trato ministerial.

O próximo passo: a primeira coisa que se deve saber é que há mais força espiritual para o benefício dos outros do que já foi liberado até agora. Ao se envolver com o processo da descoberta dos dons, provavelmente você descobrirá vários dons que ainda não foram devidamente aplicados na Obra de Deus. Integre-se ao Corpo e você verá que suas habilidades serão amplamente fortalecidas e ampliadas.

FORTE NA SABEDORIA E NO ENGAJAMENTO E FRACO NO PODER
EXEMPLO BÍBLICO: MOISÉS (Êxodo 4.10; 17.10-13) - O Exausto

Áreas fortes: quem estuda a vida de Moisés concorda com suas duas áreas de grande força: a sabedoria e o engajamento (At 7.22,36). A dedicação de Moisés ao Senhor é realmente impressionante e ao mesmo tempo inspiradora.

Áreas Fracas: baixa auto-estima, inseguro (Ex 4.10), transforma a exaustão em virtude e estilo de vida, introspectivo e centralizador (Ex 18.17-18).

Como Deus cuidou de Moisés: Deus enviou pessoas fortes nas áreas que ele era fraco (Arão, Hur e Jetro) e em todos os casos (Ex 4.10, Ex 17.10-13 e 18.17-18) o sucesso destas parcerias foi surpreendente.

O próximo passo: saiba que você tem um grande valor para o Reino de Deus, e seu sentimento de responsabilidade é muito marcante, por isso você deve estar entre as lideranças da igreja. Não deve negligenciar seus sentimentos e necessidades, por isso deve manter um trabalho consciente a seu próprio respeito, evitando a exaustão, a depressão ministerial e as ações bruscas e impensadas.


FORTE NO ENGAJAMENTO E PODER E FRACO NA SABEDORIA
EXEMPLO BÍBLICO: PEDRO (Mateus 26.69-75) – O Fanático

Áreas fortes: disposição para empreender na fé, envolvimento na Obra de Deus, coragem ministerial e facilidade de lidar com a dimensão espiritual (Livro de Atos).

Áreas Fracas: explosivo (Jo 18.1-11), falta de sensibilidade com outras pessoas, falta de reflexão, ausência de equilíbrio e falta de humildade para aprender com os outros.

Como Jesus cuidou de Pedro: Jesus o advertiu diversas vezes, porém não deixava de usá-lo como referência (Mt 16.18). Jesus sempre deu a Pedro novas oportunidades e o impulsionou ao cuidado e relacionamento com outros discípulos (Jo 21.15-18).

O próximo passo: mesmo sendo uma pessoa ativa e disposta para o trabalho, nem tudo que você pega para fazer é bem pensado e algumas vezes ficam pela metade do caminho. Você será o mais resistente para aplicar estes estudos em sua vida, mas se não houver mudanças neste sentido continuará isolado, classificado como antipático e sem frutos permanentes. Permita-se aprender com outros e mantenha constante interação com o resto do Corpo de Cristo e surpreenda-se com a beleza da edificação mútua.

FORTE NA SABEDORIA E PODER E FRACO NO ENGAJAMENTO
EXEMPLO BÍBLICO: JONAS (Jonas 1.1-3) – O Distante

Áreas fortes: alto padrão de crítica, argumentador, cheio de percepções, seu ministério dava testemunho de poder (Jn 1.16; 3.5), coragem e visionário.

Áreas Fracas: tendência para a desobediência, falta de dedicação, dificuldade de se manter em meio as adversidades e dificuldade em praticar as “idéias”.

Como Deus cuidou de Jonas: Deus agiu com Jonas de maneira amorosa e firme. Ele permitiu que jogassem Jonas no mar, que o peixe o engolisse e também que o sol o molestasse. Deus agiu desta forma porque precisava ensinar obediência a um homem cheio de poder e sabedoria,e não é fácil “dobrar” alguém assim, possivelmente Deus faria isso com outro tipo de pessoa.

O próximo passo: descobrir seus dons através de um questionário científico é uma maravilha pra quem tem o perfil ministerial de Jonas, mas você deve lembrar que cada descoberta deve produzir uma ação prática e concreta, ou seja, deve estar engajado. E pelo perfil de Jonas, sabemos que você está fazendo algo, o “X” da questão é que quem tem o tipo de Jonas realiza atividades que são determinadas e dirigidas por si mesmo, e não pelas expectativas e necessidades de outras pessoas. A chave para seu sucesso ministerial é a dedicação a outras pessoas.

Descobrindo seu estilo, você poderá praticar melhor suas áreas forte e desenvolver suas áreas fracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.