iba

iba

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ESTUDOS SOBRE CURA INTERIOR - ESTUDO 18

VENCENDO OS MATADORES DE SONHOS
Gênesis 37.5



INTRODUÇÃO
Temos tantos sonhos, tantos projetos e tanta vontade de crescer, mas, às vezes, isso acaba não acontecendo porque sentimentos contrários que funcionam como uma espessa massa de cimento fresco, que fixa e finca os nossos pés para não nos deixar prosseguir. Quem nunca se sentiu assim? Ou quem jamais pensou em realizar várias coisas ao mesmo tempo e acabou se confundindo com o que realmente era importante, até que bateu a insegurança e a desistência? Isso acontece muito, principalmente quando não conseguimos nos sentir seguros e confiantes.
Falaremos hoje sobre algumas armadilhas emocionais – matadores de sonhos - que tentam nos parar, mas que também podem nos servir de alerta para não mais cairmos nelas. São situações comuns que instigaram até mesmo os grandes Heróis da Fé.

Dúvida – Pedro e sua experiência “sobre as águas” em Mateus 14.28-31


- Como cristãos, sabemos que a dúvida nos impede de realizar sonhos porque a fé, que é a ferramenta que nos move para isso, fica neutralizada.
- A dúvida é uma arma muito bem usada pelo mal para tentar nos frear, porque uma vez implantada em nossos corações, consegue nos deixar estagnados e sem forças para avançar. E o perigo é que quando não conseguimos definir o que queremos (nos diversos aspectos de nossas vidas), vemos o tempo passar e as oportunidades escaparem de nossas mãos.

Desânimo – os Discípulos a caminho de Emaús em Lucas 24.13-35


- Quantas vezes não nos sentimos desanimados diante das diversas situações que ocorrem diariamente em nossas vidas? São acusações, ameaças, decepções, tristezas, malícias e tantas outras razões que nos motivam a desanimar, que muitas vezes a vontade que bate é de jogar tudo para o ar, como se essa fosse uma boa solução para os problemas. Mas o desânimo também é outra estratégia utilizada para tentar esfriar a nossa fé, a ponto de fazer nos sentirmos inúteis. Então, não conseguimos mais ter vontade de agradar a Deus; nosso respeito e temor vai se perdendo aos poucos, até que aquela leve tristeza, que não nos preocupamos em repreender, aumenta tanto que fica difícil se livrar dela. No entanto, o Senhor Jesus diz aos que se sentem desanimados:'No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo' (João 16: 33)

Medo da Derrota - O caso de Gideão em Juízes 6.12



- Geralmente quando estamos desanimados, sentimos medo de fracassar também. Nada está como deveria, e parece que aquilo que fazemos de melhor já não está tão bom assim. Esta sensação é ruim, porque nos distancia da realização dos nossos sonhos. É como se estivéssemos nadando em um grande mar, mas que a cada braçada, nos deixasse mais longe da praia. Porém, sabendo que todos nós somos falhos e fracos, o Senhor nos consola, dizendo:
'O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão' (Salmos 37:23-24)

Demora - A atitude de Saul em 1Samuel 13.8-14


- Uma outra armadilha matadora de sonhos é a falta de perseverança. Afinal, quem consegue realizar seus sonhos, colocar em prática algum plano ou trazer à tona seus projetos, após ter a mente contaminada pela ideia de que as coisas estão se arrastando? Quase ninguém. Então, de tanto protelar e deixar para mais tarde aquilo que poderíamos fazer agora, nossos desejos são adiados até o dia em que olhamos para trás e vemos quanto tempo perdemos para realizá-los.

Conclusão




- Se procurarmos buscar a presença de Deus e atender ao que Ele diz, obedecendo-O, a nossa fé ficará cada vez mais forte e as dúvidas perderão de vez o seu espaço (Leia Filipenses 4:13);
- Se mantivermos nossa fé fortalecida e tivermos ânimo para crescer, daremos menos atenção aos sentimentos negativos e passaremos a focar mais naquilo que realmente importa (Leia Josué 1:9);
- Além disso, manter a esperança é muito importante. É ela quem nos faz perseverar, mesmo quando tudo parece estar dando errado. Se não conseguimos conquistar na primeira tentativa, ainda surgirão outras oportunidades para a realização dos nossos sonhos. O fundamental é superar os obstáculos e nunca desistir (Leia Romanos 5:3-4).
Com nossa mente guardada em Deus e determinados a cumprir os propósitos do Senhor nesta terra, marchemos perseverantemente e passemos adiante, derrubando um a um, os matadores de sonhos.
Pois o Senhor nosso Deus é Deus de realizações e proezas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.