A NOVA JERUSALÉM E A NOIVA DO CORDEIRO
INTRODUÇÃO
Depois
de assistir os levantes malignos e sua destruição, João agora descreve a Cidade
Santa e a Noiva do Cordeiro de uma forma maravilhosa.
I. A
NOVA JERUSALÉM É BONITA POR FORA - ELA REFLETE A GLÓRIA DE DEUS - V. 11
•
Quando João tentou descrever a glória da cidade, a única coisa que pôde fazer
foi falar em termos de pedras preciosas, como quando em Ap 4.3.
• A
glória de Deus habitava no santo dos santos no Tabernáculo e no Templo. Agora,
a glória de Deus habita nos crentes. Mas a igreja glorificada, a noiva do
Cordeiro, terá sobre si a plenitude do esplendor de Deus. A Shekiná de Deus vai
brilhar sobre ela eternamente.
•
Assim como a lua reflete a luz do sol, a igreja vai refletir a glória do
Senhor.
•
Essa glória é indescritível (21:11), como indescritível é Deus (Ap 4:3). A
igreja é bela por fora. Ela é como a noiva adornada para o seu esposo. Não tem
rugas. Suas vestes estão alvas.
II.
A NOVA JERUSALÉM É BONITA POR DENTRO - V. 19-20
•
Ela não é bonita só do lado de fora, mas também do lado de dentro. Ninguém
coloca pedras preciosas no fundamento. Mas no alicerce dessa cidade estão doze
espécies de pedras preciosas. Há beleza, riqueza e esplendor no seu interior.
•
Não há coisa feia dentro dessa igreja. Nada escondido. Nada debaixo do tapete.
Essa igreja pode passar por uma profunda investigação. Ela é bonita por dentro!
III.
A NOVA JERUSALÉM É ABERTA A TODOS - V. 13,25
• A
cidade tem 12 portas: ela tem portas para todos os lados. Isso fala da
oportunidade abundante de entrar nesse glorioso e maravilhoso companheirismo
com Deus.
•
Venha de onde vier as pessoas podem entrar. Os habitantes dessa cidade são
aqueles que procedem de toda tribo, povo, língua e nação. São todos aqueles que
foram comprados com o sangue do Cordeiro.
•
Não há preconceito nem acepção de pessoas. Todos podem vir: pobres e ricos, doutores
e analfabetos, religiosos e ateus, homens e mulheres.
• A
cidade é aberta a todos. Há portas para todos os lados. O noivo convida: Vem! A
noiva convida: Vem! Quem tem sede recebe a água da vida!
•
Nesta cidade os santos do Velho e do Novo Testamento estarão unidos. A cidade é
formada de todos os crentes da antiga dispensação (v. 12) e da nova dispensação
(v. 14). Nenhum daqueles que foram remidos ficará de fora dessa gloriosa
cidade.
IV.
A NOVA JERUSALÉM NÃO É ABERTA A TUDO - V. 12,27
• A
cidade tem uma grande a alta muralha - Muralha fala de proteção, de segurança. Embora
haja portas (v. 13) e portas abertas (v. 25), nem todos entrarão nessa cidade
(v. 27). Embora as portas estejam abertas, em cada porta há um anjo (v. 12).
Assim, como Deus colocou um anjo com espada flamejante para proteger a árvore
da vida no Éden, assim, também, há um anjo em cada porta. O muro demarca a
santidade da cidade (v. 10), separando o puro do impuro (v. 27). Deus é o muro
de fogo que protege sua igreja (Zc 2:5). A igreja está segura e nada pode
perturbá-la na glória.
• O
pecado não pode entrar na Nova Jerusalém - (v. 27a) - Embora a igreja seja
aberta a todos, não é aberta a tudo.
•
Aqueles que se mantém no seu pecado não podem entrar, senão aqueles cujos nomes
estão no Livro da Vida - (v. 27b) - Somente os remidos, os perdoados, os
lavados, os arrependidos, os que creram podem entrar pelas portas da cidade
santa.
V. A
NOVA JERUSALÉM ESTÁ CONSTRUÍDA SOBRE O FUNDAMENTO DA VERDADE - V. 14
•
Esse símbolo fala da teologia da igreja. A igreja está edificada sobre o
fundamento dos apóstolos. Jesus Cristo é a pedra angular desse fundamento. A
igreja do céu, a noiva do Cordeiro, a Nova Jerusalém está edificada sobre o
fundamento dos apóstolos, sobre a verdade revelada, sobre as Escrituras.
• A
Nova Jerusalém não está edificada sobre Pedro, sobre visões ou dogmas. A Palavra
de Deus é sua base. Não é uma igreja mística nem liberal.Ela é logocêntrica!
VI.
A NOVA JERUSALÉM TEM ESPAÇO PARA TODOS OS REMIDOS - V. 15-17
• A
cidade é quadrangular: comprimento, largura e altura iguais. A cidade tem doze mil
estádios, ou seja, 2.200 km de comprimento, de largura e de altura. Não existe nada
parecido no planeta. É uma cidade que vai de São Paulo a Aracaju. Na Nova Jerusalém,
a maior montanha da terra, o pico Everest, desaparece mais de quarenta vezes.
Essa cidade é um verdadeiro cosmos de glória e santidade.
• É
óbvio que esses números representam a simetria, a perfeição, a vastidão e a totalidade
ideais da Nova Jerusalém.
•
Não existem bairros ricos e pobres nessa cidade. Toda a cidade é igual. Deus é
arquiteto e fundador dessa cidade.
• A
muralha da cidade mede 144 côvados, ou seja 70 metros de altura.
• A
medida da cidade é um símbolo da sua majestade, magnificência, grandeza, suficiência.
Essas medidas indicam a perfeição da cidade eterna. Nada está fora de ordem ou
fora de equilíbrio.
VII.
A NOVA JERUSALÉM É LUGAR ONDE SE VIVE EM TOTAL INTEGRIDADE - V. 18,21b
•
Não apenas a cidade é de ouro puro, mas a praça da cidade, o lugar central,
onde as pessoas vivem é de ouro puro, como vidro transparente. Tudo ali vive na
luz. Tudo está a descoberto. Nada escondido. Nada escamoteado. A integridade é
a base de todos os relacionamentos.
VIII.
A NOVA JERUSALÉM É O LUGAR DE PLENA COMUNHÃO COM DEUS-V. 22
• No
Velho Testamento a presença de Deus estava no Tabernáculo, depois no Templo. Mas,
depois que o véu do templo foi rasgado. Deus veio para habitar na igreja. O Espírito
Santo enche agora não um edifício, mas os crentes.
• Na
Nova Jerusalém não haverá templo, porque a igreja habitará em Deus e Deus habitará
na igreja. Hoje Deus habita em nós, então, vamos habitar em Deus. Isso é plena
comunhão! A vida no céu será marcada não por religiosismo, mas vida plena com Deus.
IX.
A NOVA JERUSALÉM É O LUGAR DA MANIFESTAÇÃO PLENA DA GLÓRIA DE DEUS - V. 23-24
• A
cidade será iluminada não mais pelo sol ou pela lua. A glória de Deus a
iluminará. A lâmpada que reflete a glória de Deus é o Cordeiro. Cristo será a
lâmpada que manterá a luz da igreja sempre acesa.
• A
noiva do Cordeiro não é como a Meretriz que se prostituiu com os reis da terra.
Os reis da terra é que vieram a ela para conhecer a glória do seu Noivo e
depositar aos seus pés as suas coroas.
•
Esta igreja não está a serviço dos reis, ela está a serviço do REI.
X. A
NOVA JERUSALÉM É O PARAÍSO RESTAURADO, ONDE CORRE O RIO DA VIDA-22:1-2
• A Nova
Jerusalém é uma cidade, um jardim, uma noiva. O jardim perdido no Éden é o
jardim reconquistado no céu. Lá o homem foi impedido pelo pecado de comer da árvore
da vida, aqui ele pode se alimentar da árvore da vida. Lá ele adoeceu pelo pecado,
aquele é curado do pecado. Lá ele foi sentenciado de morte, aquele ele toma posse
da vida eterna.
• No
Jardim do Éden havia quatro rios. Nesse Jardim Celestial, há um único rio, o
Rio da Vida. Ele flui do trono de Deus. Ele simboliza a vida eterna, a salvação
perfeita e gratuita, o dom da soberana graça de Deus. Por onde ele passa ele
traz vida, cura e salvação. O rio da Vida simboliza a vida abundante na
gloriosa cidade.
XI.
A NOVA JERUSALÉM É ONDE ESTÁ O TRONO DE DEUS - 22:3-4
• O
trono fala da soberania e do governo de Deus. O Senhor governa sobre essa
igreja. Ela é comandada por aquele que está no trono. Ela é submissa, fiel.
Esse é um trono de amor. Os súditos também são reis. Eles obedecem
prazerosamente.
• A
igreja pode estar situada onde está o trono de Satanás como Pérgamo, mas o
trono de Deus está no coração da igreja.
• Na
Nova Jerusalém vamos ter propósito - "Os seus servos o servirão".
Nosso trabalho será deleitoso. Vamos servir Aquele que nos serviu e deu a sua
vida por nós. Os salvos entrarão no descanso de Deus (Hb 4:9). Os salvos
descansarão de suas fadigas (Ap 14:13), não porém de seu serviço.
• Na
Nova Jerusalém vamos ter intimidade com o Senhor -"Contemplarão a sua face...".
O que mais ambicionamos no céu não são as ruas de ouro, os muros de jaspes luzentes,
não são as mansões ornadas de pedras preciosas, mas contemplar a face do Pai!
Céu é intimidade com Deus. Esta é a esperança e a meta da salvação individual em
toda a Escritura: a contemplação de Deus!
XII.
A NOVA JERUSALÉM É ONDE OS REMIDOS VÃO REINAR COM CRISTO ETERNAMENTE - 22:5
•
Deus nos salvou não apenas para irmos para o céu, mas para reinarmos com ele no
céu. Ele não apenas nos levará para a glória, mas também para o trono.
•
Nós seremos não apenas servos no céu, mas também reis. Nós reinaremos com o Senhor
para sempre e sempre. Cristo vai compartilhar com sua noiva sua glória, sua autoridade
e seu poder. Nós iremos reinar como reis no novo céu e na nova terra. Que honra!
Que prêmio!
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