iba

iba

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DEVOCIONAIS DO PROJETO 12 SEMANAS DE ORAÇÃO

ABAIXO SEGUEM AS DEVOCIONAIS DA 1ª A 6ª SEMANA DE ORAÇÃO:



1ª SEMANA:   ALCANÇANDO A PAZ ATRAVÉS DA BATALHA ESPIRITUAL

DIA D:
   Jejum em abstinência total, de sólidos e líquidos, pelo período de 4 horas (cada pessoa determina qual o período que vai adotar).

TEMA:
   Viver em paz é a proposta de Deus para cada pessoa. É verdade que essa paz é uma dádiva divina (João 14.27), e também é verdade que o inimigo de nossa alma procura roubar-nos tirando do nosso alcance tudo que Deus nos entregou gratuitamente. A paz de Jesus não é uma conquista humana – É FRUTO DA GRAÇA, mas a preservação dela é compromisso de todos os crentes. Portanto, recebemos gratuitamente a paz e precisamos nos esforçar (Efésios 4.3) para preservá-la diante dos ataques malignos.

DEVOCIONAL:
“Então saiu outro cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros”. Apocalipse 6.4
    O quadro escatológico indica uma verdade aplicável para qualquer época: Toda contenda humana é fruto de um ataque externo que objetiva “… tirar a paz da terra
e fazer que os homens se matem uns aos outros”.
Essa intervenção ocorre:
1.Como expressão da carne que tomada por desejos cobiçosos gera todo tipo de guerra e contenda (Gálatas 5.17).
2.Como expressão maligna que influencia a mente humana com ideias e raciocínios de contenda entre as pessoas, inflamando-as uma contra as outras por meio daquilo que o Apóstolo Paulo chama de “dardos inflamados” (Efésios 6.16).
   Batalha Espiritual é a luta do crente contra a carne para não satisfazer seus desejos egoístas e pecaminosos (Efésios 6.12). Também é a luta para destruir esses raciocínios tolos que promovem separação e contenda entre as pessoas (II Coríntios 10.5).
   Lutamos nas regiões celestiais usando das armas poderosas que estão ao nosso alcance (II Coríntios 10.4) das quais destacamos A ORAÇÃO.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Vamos clamar a Deus para vencermos a nossa natureza carnal e declarar aos brados que ela está condicionada a viver pela fé em Jesus Cristo (Gálatas 2.20).
- Vamos clamar ao Senhor por uma mente pura e liberta das setas malignas que se manifestam por meio de pensamentos, os quais às vezes julgamos que são nossos, mas na verdade são de procedência maligna (Efésios 2.3).
- Vamos orar para que o Senhor nos dê atitudes de pacificadores. 


2ª SEMANA: ALCANÇANDO A PAZ COM DEUS

DIA D:
   Hoje é dia de abster-se, por 4 horas, da televisão e da internet com fins de lazer. Dedique mais tempo para estar a sós com Deus.

TEMA:
   Todo tipo de paz observado nesse Projeto deriva da paz com Deus. Quem não tem paz com Deus não desfrutará dela nas outras áreas de sua vida. A paz com Deus resulta do perdão dos pecados feitos mediante o sacrifício de Jesus na Cruz. Quando alguém se arrepende dos seus pecados e confessa Jesus, imediatamente o Senhor sela essa pessoa com a sua paz. Agostinho (354-430) falou sobre isso numa de suas orações: “Tu nos fizeste para Ti, e o nosso coração continuará inquieto até que encontremos descanso em Ti” (Confissões).

DEVOCIONAL:
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 5.1

   Hoje precisamos clamar pelo perdão de Deus! Se quisermos paz com Deus precisamos estar perdoados de todos os pecados e vivermos para Ele! A Bíblia declara que os pecados separam as pessoas de Deus (Isaías 59.2) e quem peca perde a sua presença (Romanos 3.23).
Vamos aprender as verdades de Romanos 5.1:
1. A paz com Deus é consequência do perdão dos pecados, e este é oriundo do arrependimento. Se alguém diz que se arrependeu de seus pecados (e os abandonou), mas continua sem paz com Deus tal pessoa é mentirosa, pois se ele estiver dizendo a verdade, então Deus é mentiroso (Romanos 3.4).
2. A fé em Deus e a confiança de que a sua Palavra é a verdade desencadeiam esse processo de arrependimento – perdão - paz com Deus. Se alguém diz que tem fé, mas esse processo não está em andamento, então tal pessoa não fala a verdade.
   Jesus é o autor desse processo em nossa vida. Ele por meio do Espírito Santo nos convence dos nossos pecados, nos perdoa e nos reconcilia com Deus. Não é uma obra humana para que ninguém se glorie (Efésios 2.8-9). Entramos apenas com a fé.
   De posse dessas informações clamamos com os discípulos: “Senhor, acrescenta-nos a fé” (Lucas 17.5).

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Clamar a Deus pelo perdão dos nossos pecados.
- Orar de forma intercessória por aqueles que ainda não podem ver e entender o que essa paz representa.
- Clamar a Deus, para que Ele conceda estratégias espirituais e emocionais, para as igrejas locais, a fim de que elas sejam um centro de tratamento para os que estão sem paz no coração e na alma.


3ª SEMANA: ALCANÇANDO A PAZ NA FAMÍLIA
DIA D:
   Abstinência de chocolate em suas diversas formas. E, escolha alguém de sua família para ajudar, realizando uma tarefa que era dela.
TEMA:
   O primeiro e mais importante ambiente social para a nossa convivência é a família, e isso implica que pessoas que não possuem paz nos relacionamentos dentro de sua própria casa, nunca irão experimentar paz perfeita em outros relacionamentos.    Amizades e relacionamento fraterno com os irmãos na igreja, assim como o relacionamento com Deus ficam truncados quando não existe paz no lar.
DEVOCIONAL:
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12.14
  
   O dueto paz e santidade caminham juntos: São parceiros inseparáveis. Jesus é o príncipe da Paz (Isaías 9.6) e a paz que Ele nos dá é diferente da paz que o mundo oferece (João 14.27). Daí conclui-se que a pessoa que almeja ter paz, precisa viver com Jesus. Pergunto: É possível viver com Jesus e também com o pecado? Temos dois caminhos à nossa frente e devemos escolher por qual deles vamos andar: Caminhar com Jesus e sua paz e isso nos condiciona a buscar a santidade pessoal ou viver em pecado abdicando de Jesus e da sua paz.
   Nossa casa é o lugar e nossa família é a instituição onde somos o que somos de verdade. Lá ficamos a vontade! Não podemos usar máscaras e nem maquiarmos nosso caráter. Lá é o nosso “Santo dos Santos”! É ali, em nossa casa e na nossa família, que somos santos ou pecadores, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO!
   A Palavra diz que devemos “Seguir” a paz e a santificação. Isso indica que elas vão à nossa frente e:
1. Indicam o rumo que devemos dar em nossas vidas. São decisivas para nossas decisões do dia a dia (Colossenses 3.15).
2. Mostram que devemos ser pacíficos e santos em todos os lugares e situações, sendo que tudo começa no lar.
   Portanto, não faça nada sem ter paz e não permita que qualquer coisa que você faça prejudique a sua santidade pessoal, sob a pena de perder a visão sobre quem Deus é (não ver a Deus).
   Tome cuidado para não confundir a paz de Deus com a paz do seu coração. A primeira está completamente comprometida com os princípios da Palavra de Deus, enquanto a outra é manipulada pelos nossos impulsos e atende aos apelos das pressões da vida (Jeremias 17.9).

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Vamos clamar a Deus pela paz em nossa família, A COMEÇAR EM VOCÊ.
- Orar pela pureza do nosso coração, a fim de que ele na nos engane.
- Pedir a Deus que nos leve a priorizar os relacionamentos familiares, tratando cada membro da família com respeito, amor e compreensão.

4ª SEMANA: ALCANÇANDO A PAZ NOS RELACIONAMENTOS

DIA D:
   Hoje é dia de abster-se de REFRIGERANTES. E, escolha alguém que um dia conviveu bem de perto com você, e hoje está mais distante. Ore por ela e de alguma forma entre em contato, lhe enviando um verso bíblico de motivação.

TEMA: 
   Você já pensou se vivesse numa ilha distante sem ninguém por perto? No meio dos conflitos talvez pensasse: Seria maravilhoso. Todavia, na realidade é impossível viver assim, e viver bem, estando isolado de todas as pessoas. Quem se isola não é sábio (Provérbios 18.1), pois não tem com quem aprender e nem a quem ensinar. Fomos criados para os relacionamentos interpessoais.

DEVOCIONAL:
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. Provérbios 17.17.

   Não podemos viver sozinhos. Precisamos de relacionamento com outras pessoas e escolher pessoas certas é muito importante. A Bíblia incentiva ao afastamento das más companhias, pois elas corrompem os bons costumes (I Coríntios 15.33) e geram infelicidade (Salmo 1). Todavia, conforme o texto acima ela recomenda as boas amizades.
   Os relacionamentos mais significativos são afetivos, sentimentais e nascem nos momentos de angustias. Também relacionamentos saudáveis são construtivos e satisfazem a necessidade de sociabilidade. Lembre-se sempre que os bons relacionamentos são construtivos, e tome cuidado com aqueles relacionamentos que estão destruindo coisas importantes na sua vida. Existem relacionamentos que destroem a vida com Deus, a família, o caráter… Abandone radicalmente esses relacionamentos… O bom relacionamento é construtivo, ACRESCENTA E AGREGA VALORES E VIRTUDES.
   Neemias desejava construir os muros de Jerusalém, então se ajuntou a amigos que o ajudaram nessa importante tarefa. Diz o texto: “Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de dia com alguns dos meus amigos…”. (Neemias 2.11,12).
   Existem dificuldades que só serão vencidas em parceria. Existem vitórias que somente serão desfrutadas em conjunto. Lembre-se que a cruz, símbolo do amor de Deus, era formada de duas partes: uma vertical (apontando para o relacionamento) e uma horizontal, que aponta para a necessidade de relacionamentos entre nós. A mensagem é clara: o Evangelho de Jesus deve ser vivido e se concretiza nestas duas realidades: amor a Deus e amor de Jesus a todas as pessoas.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Orar a Deus pela paz em nossas amizades. Buscando um coração perdoador, uma mente treinada para o bem e mãos dispostas a ajudar.
- Vamos clamar por amizades duradouras que vençam dificuldades e diferenças. Fujamos das falsas amizades e dos relacionamentos destrutivos.
- Interceda pelos seus amigos verdadeiros e peça a Deus condições para que você seja um amigo verdadeiro em todo tempo, e um irmão nos momentos difíceis.

5ª SEMANA: ALCANÇANDO A PAZ FÍSICA (SAÚDE)

DIA D:
   Faça uma caminhada (tempo e distância determinados por você mesmo) e pense sobre seus hábitos de saúde e higiene. Se você está impossibilitado de caminhar, fique longe de guloseimas hoje.

TEMA:
   É muito ruim ficar doente! Qualquer tipo de mal estar ou dor despontencializa e rouba as energias necessárias para o que pretendemos fazer. Muitas são as causas da doença, podemos citar a situação ambiental, o desequilíbrio orgânico, bactérias e vírus, mas o que mais me impressiona e que maioria dos casos, a origem da doença tem cunho espiritual e/ou emocional. Não podemos brincar com a saúde, antes, prevenir e cuidar bem dela.

DEVOCIONAL:
“O coração tranquilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos”. Pv 14.30

   Segundo especialistas, a maioria dos problemas físicos que passamos, estão relacionados com a maneira como encaramos as pressões da vida! São as causas psicossomáticas. As inquietações, as preocupações e as aflições não possuem em si mesmas, capacidade para nos adoecer, mas a maneira como as encaramos pode levar até a morte.
   Jesus foi incisivo: “Não devemos nos preocupar com as coisas dessa vida” (Mateus 6.25 – parafraseado). Ele não diria para fazermos alguma coisa se não pudermos fazê-lo (I João 5.3).
   O que você pensa a respeito de alguém que não acredita no que Jesus fala? Essa pessoa é um crente ou um incrédulo? Se Deus diz que Ele cuida de nós, por isso não devemos nos preocupar e nem ficarmos ansiosos – e Ele o diz (I Pedro 5.7), mas nós ficamos ansiosos e preocupados. Pergunte-se: estou agindo como crente ou incrédulo?
   Deus também diz para não desejarmos as coisas dos outros (Gálatas 5.26), pois isso é inveja. Pois a inveja e a intranquilidade adoecem as pessoas e para esses tipos de doenças o nosso remédio é crer em Deus, e estar contente com o que temos. Para as outras doenças Jesus faz milagres!

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Clame a Deus pela nossa fé. Os discípulos clamaram a Jesus “aumenta-nos a fé“. (Lucas 17.5), devemos fazer o mesmo com muita humildade.
- Interceda pela cura das doenças daqueles de quem você se lembrar, pois Jesus levou sobre si as nossas dores (Isaías 53.4). Declare isso com fé.
- Peça a Deus que te dê um ritmo de vida e hábitos pessoais saudáveis. Reformule o seu jeito de encarar a vida, lendo, meditando e praticando a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.