iba

iba

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O AVIVAMENTO E O SUCESSO DE EZEQUIAS


Texto Base: 2 Reis 18.1-8

Introdução:
    O rei Ezequias, apesar de começar a governar, ainda jovem com vinte e cinco anos, fez um excelente governo, pois, não andou pelos maus exemplos de seu pai Acaz e sim, pelos caminhos de Davi. A Palavra de Deus diz: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai" (2Cr 29.2). O seu reinado passou para história como um dos mais competentes. Por sustentar uma vida com Deus (avivamento constante), Ezequias provou inúmeras bênçãos. Vejamos algumas atitudes que proporcionaram avivamento e sucesso na vida dele:

1 - Determinação: Ele destruiu os ídolos. Não se submeteu a idolatria reinante na nação - 2 Rs 18.4: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã”. Ele destruiu a idolatria estrangeira, mas também acabou com a idolatria tradicionalista do povo de Israel, que transformou a serpente feita por Moisés, para um propósito específico, em objeto de adoração.

2 - Fé: Ele confiou apenas em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai - 2 Rs 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois dele”. Quando Ezequias decide viver uma vida com Deus, e não tem referência em sua casa, ele não se acomoda, ele busca esta referência em Davi seu ancestral, que tinha recebido um "diploma" de Deus como o "homem segundo o meu coração". Se você deseja andar com Deus, tenha fé e escolha pessoas que queiram andar com Deus, para se relacionar.

3 - Perseverança: Ele se apegou somente em Deus - 2 Rs 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”. Começar é fácil, a dificuldade esta em sustentar e terminar o que começamos. Ezequias não apenas começou bem, como se manteve no foco e conseguiu vitórias por toda sua vida. Os desafios são muitos no meio do caminho, mas se perseverarmos provaremos o melhor do Senhor.

4 - Obediência: Ele cumpriu os mandamentos de Deus - 2 Rs 18.6b: “..., obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés”.
   Analisemos as instruções do Senhor através de Moisés em Dt 10.12: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que andes em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma”. Muitos deixam de receber bênçãos do Senhor, porque querem entender para depois obedecer, mas obediência é cumprir o que for determinado, mesmo que não entendamos os porquês.

5 – Empenho/Esforço/Luta: Ele lutou vitoriosamente contra os inimigos - 2 Rs 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia...”.
Veja a instrução do Ap. Paulo a Timóteo em 1 Tm 6.12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”. Hoje em dia as pessoas estão sendo ensinadas a "receber", ou seja, uma vida estimulada a passividade e a preguiça espiritual, porém na Bíblia não há espaço para este ensinamento falso, temos que nos empenhar, a fé sem obras é morta. A salvação é de Graça, mas as conquistas custam empenho e trabalho.

Conclusão: As atitudes de vencedor são identificadas na vida desse homem, através dos cinco citados, porém, devemos observar que o início de tudo está em andar pelos caminhos da retidão, copiados da vida de Davi, que andou perante o Senhor e o honrou. O avivamento produz realizações e vitórias maravilhosas:  2 Rs 18.7b: “..., rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele”. A pessoa em avivamento frutifica, no tempo agendado por Deus:  Sl 1.3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”.
   Estamos nos encaminhando para mais um fim de semana Vida Vitoriosa, precisamos de sua oração, para que muitas outras pessoas tenham um final de semana de experiências pessoais com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.