Aproveitamos a oportunidade, para agradecer a amada irmã, por sua colaboração na história da IBA e por sua generosidade em compartilhá-la conosco. Que o Nosso Soberano Deus e Pai, continue a abençoara a sua vida e família.
Muito obrigado.
Pr. Jeferson
"Natal, 26 de Agosto de 2013
A amada Igreja Batista de Acari
Queridos irmãos, que a graça e a paz do Senhor seja com todos!
E com prazer que passo a compartilhar com os irmãos um relato da história da Igreja Batista de Acari cujo tempo esta totalmente ligado a minha historia de vida.
Acredito ser eu, hoje, a única sobrevivente, presente no dia da organização da IBA.
Meus pais vieram do interior do Rio de Janeiro e foram morar em Acari onde já residiam meus tios, André e família e Aldevino e família. Ficamos morando com tio André que fazia parte da Igreja Batista de São João de Meriti.
Nesta época ele ajuntou todos os seus familiares e organizaram um ponto de pregação com apoio do Pr. Joaquim Rosa que tempos depois vendo o crescimento constante resolveram que era hora de organizarem-se como igreja . E foi assim que surgiu a IBA. Naquele tempo eu tinha apenas 8 anos e como não se batizavam crianças nesta idade, apesar de presente no culto de organização, não registraram meu nome na ata. Me lembro como se fosse hoje da nossa primeira E.B.D. Minha prima Simiana era professora das crianças, meu tio Aldevino diretor .
Nós morávamos na mesma casa onde foi organizada a igreja.e a minha mãe era a zeladora.Com o passar do tempo foram chegando outros irmãos e com o crescimento da igreja foi decidido fazer o convite para Pr. Eduardo Klava como Pr. Interino pois na época era Pr. da Igreja Batista de Cascadura.
Desta casa a igreja se mudou para um salão na rua Ipuera onde mais tarde foi adquirido um terreno com uma pq casa na mesma rua no numero 242. Neste endereço foi construído o primeiro templo. Tenho boas lembranças deste tempo
O Pr. Klava dava assistência a igreja aos domingos alternados e na semana quando ele podia . Lembro-me bem dele e de sua família. Sua esposa, dona Olinda e seus filhos sempre que vinham para dar assistência a igreja eles ficavam em nossa casa.
No ano de 1942 fui batizada juntamente com um grupo de irmãos na I. B. de Bangú pois a IBA ainda não tinha batistério. Mais tarde ao ser com construído foi pintado uma linda paisagem pelo Pr. Anatóli Pirilampo.
Em 1949 foi convidado o Pr. Alberto Blanco de Oliveira para ser nosso pastor . Foi um tempo precioso para a igreja e para minha vida ainda jovem.
Naquele mesmo ano durante seu ministério Deus convocou a sua presença minha querida mãe em 9 de abril e em 30 de julho como eu já estava noiva de um jovem chamado Jorge de Albuquerque Pr. Alberto realizou nosso casamento. Também foi durante seu ministério que nasceram nossos filhos , Ana Lucia, Lucia Helena e Jorge Luiz.
Em seu ministério também foi implantado um serviço de assistência médica que usava uma das dependências da igreja cujo médico era um jovem recém formado de nome Jeiel Correia Ferreira de Souza. Sendo ele pediatra levávamos nossos filhos para ser consultados.
Em 1954 Pr. Alberto deixou o ministério da IBA e então por decisão unânime foi convidado o Pr. Antônio Ferreira de Souza pai do médico Jeiel.
Com a posse do pai, Dr.Jeiel veio com sua esposa e se tornaram membros. Ali eles viram a família crescer e ao mesmo tempo o desenvolvimento do seu ministério com a construção do novo templo que foi um grande desafio para o pequeno grupo. Chegaram a dizer que Pr. Ferreira estava louco querendo levantar um templo como aquele. Deus honrou a igreja e após um longo período de muitas campanhas e obra ia avançando.
Durante o ministério do Pr. Ferreira foi preciosa a dedicação de vidas como Debir, Eupídia e Loeci que como instrumentos nas mãos de Deus contribuíram para a educação Cristã de nossas crianças. Sou grata a Deus por tudo que nossos filhos aprenderam através destas irmãs.
Em 1960 Pr. Ferreira deixou a IBA e foi convidado para ser o novo pastor o jovem Pr. João Falcão Sobrinho e família. Foi em seu ministério que vi nossos filhos saírem da adolescência e se tornarem jovens comprometidos com o Reino. Vimos também seus casamentos, Ana Lucia com Jones Bidart, Lucia Helena e Jeiel Eduardo e Vera Lucia e Edno Rodrigues. Completando nossa alegria vimos nossos filhos Ana Lucia e Jones colocando suas vidas em dedicação ao Ministério Pastoral.
A obra do templo foi terminada durante seu ministério e após 10 anos de trabalho abençoado Pr. João Falcão Sobrinho e deixou a igreja para administrar a Junta Executiva. Sou grata ao Senhor pela vida de irmã Zênia e Pr. Falcão.
No dia 28 de fevereiro de 1971 assumiu a igreja o Pr. Josias Cardoso Machado e logo em seguido eu dei a luz ao meu sexto filho no dia 31 de março. Durante seu ministério também tive a alegria de de ver nosso filho Luiz Carlos sendo enviado para Seminário Teológico do Sul onde após 4 anos de preparo ministerial se tornou pr. e hoje atua no Rio Grande do Norte. Agradeço a Deus pela vida de Pr. Josias e Lícia na nossa família.
Em 1984 nossa família mudou-se para Uberaba. La nós continuamos a servir ao Senhor através do trabalho missionário. Tivemos o privilégio de cuidar de pastores que chegavam na cidade. Sempre que podíamos ir ao Rio tínhamos a alegria de estar com nossos irmãos acarienses.
Em 1993 Pr. Josias deixou a IBA para seguir para o campo missionário na Bolívia. A igreja fez o convite para o Pr. Joselito, e ele aceitou o convite realizando um bom trabalho no período do seu ministério na igreja. Nesta época estávamos residindo em Natal, RN, onde ajudávamos o ministério de nosso genro Pr. Jones Bidart Lopes, embora nunca esquecesse minha amada igreja de Acari e sempre que ia ao Rio era la que buscava a comunhão, onde sempre tivemos muitos amados irmãos e amigos.
No ano de 2000 Pr. Joselito deixou o ministério e o próximo pastor a assumir a igreja foi o Pr. Jeferson que tive o prazer de conhecer em uma das visitas que fiz a igreja após sua posse. Hoje tenho a alegria de ver meu neto Max Willian fazendo parte deste ministério após ter concluído tanto o curso de música sacra como também o de teologia
Trago em minha memória e em meu coração o sentimento de gratidão por tantas bênçãos que recebi do Senhor através desta amada igreja. Seus ensinos que nos levaram a ter um profundo amor pela obra missionária. Uma igreja que deixou o exemplo ao dar origem a tantas filhas geradas pelo amor a Jesus Cristo. Ainda me lembro que entre os anos de 52 e 53, no ministério do Pr. Alberto Blanco de Oliveira, eu e meu tio Aldevino nos voluntariamos para ajudar a compor a nova igreja que estava sendo gerada pela IBA que foi a Primeira Igreja Batista de Costa Barros fazendo parte dos membros fundadores. Lembro-me como hoje das caminhadas que fazíamos de Acari a Costa Barros para participarmos dos cultos. Gostaria de ver incluído na lista de filhas esta amada igreja pois ela faz parte de nossa história.
Ao nosso Deus toda Honra e toda Glória pelos 75 anos de vida IBA. Agradeço de coração a tudo que esta amada igreja representou para mim e toda a minha família.
Desejo que Senhor em sua Graça, Amor e Misericórdia vos faça abundar em bênçãos para que seu nome seja glorificado através de cada um dos irmãos. Meu caloroso abraço fraternal a todos. Era desejo do meu coração estar presente neste momento tão especial para a Igreja, mas por motivo de saúde isto não me foi possível. Entretanto estou presente em Espírito com todos os irmãos numa oração para que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.
Vos saúdo
Naquele que por amor deu sua própria vida,
Jesus Cristo.
Irmã Ereni Freitas de Albuquerque.
Feliz Aniversário!"
Belo relato, linda história, não é mesmo irmãos?
Parabéns irmã Ereni, pois para nós, a irmã é também uma acariense!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.