ROMANOS 12.2
INTRODUÇÃO
Existe muita especulação sobre este assunto e ele tem sido aplicado de muitas maneiras erradas. O que veremos aqui é um estudo sobre a cura do nosso interior mediante a Palavra de Deus.
Quando falarmos sobre cura interior, falaremos sobre a cura da ALMA..
Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado (este é o maior milagre de Deus ). Desta forma fica livre para ter comunhão com Deus, mas na nossa alma ficaram feridas, lembranças, traumas, do tempo que vivíamos na vida de pecado. Daí muitas vezes, percebemos que existem ainda vestígios da velha natureza se manifestando, e terminamos com algumas áreas das quais não gostaríamos de ter, ou agindo como não gostaríamos de agir. Durante estes estudos descobriremos várias verdades em nossa vida que precisam ser encaradas e enfrentadas. O Espírito Santo é o Espírito da verdade, ele nos revela quem nós realmente somos. E creia: “A verdade vos libertará” (João 8.32).
Tudo que Deus revelar durante este tempo, falhas de caráter, pessoas que você magoou, pecados encobertos, etc. Anote . Seja sincero com você mesmo. A cura está na Palavra de Deus. Devemos ter fé e não subestimar o poder de Deus. Ele pode mudar tudo. Ele pode e deseja liberar cura.
O SER HUMANO
Esta parte do estudo é importante para compreendermos como o ser humano é formado, conhecermos sua estrutura e a partir daí identificarmos as áreas de nosso ser que precisam de cura.
O ser humano é tripartido. Todo homem é espírito alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito. (1Ts 5.23). O homem é um espírito que tem uma alma e habita num corpo. Vejamos:
Corpo : Minha forma visível. Com ele me relaciono com o mundo exterior. (Os cinco sentidos: paladar, audição, visão, olfato, tato.)
Alma : É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo.
Espírito humano: Ponto de contato com Deus. É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito. (Ef 2:2 Jo 4:24 )
CRIAÇÃO, TABERNÁCULO E SER HUMANO (1Co 3.16; Gn 2.7)
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. O criou para ter comunhão com ele. Adão antes da queda era um homem perfeito e usava todo seu potencial da alma, mas era governado pelo espírito.
A pior enfermidade é a enfermidade do espírito. É o pecado do homem. Ao nos convertermos ficamos livres da culpa do pecado, mas não das conseqüências da vida de pecado e das marcas que o pecado criou em nossa alma.
A figura do Tabernáculo nos ajuda a entender isso:
Átrio: a parte externa, descoberta do Tabernáculo [porta, altar e pia] (corpo)
Santo Lugar: lugar interior, oculto aos olhos [pães, candelabro e incenso] (alma)
Santo dos Santos: lugar sigiloso, a parte mais íntima [somente a arca] (espírito)
Homem criado a semelhança de Deus. Tinha comunhão com Deus em espírito que governava sua alma , que por sua vez governava o corpo. O homem era um ser governado pelo espírito.
Após a queda o espírito do homem morreu para Deus e o homem perdeu a comunhão com Ele. O homem passou a ser governado pela sua alma e isso trouxe conseqüências gravíssimas ao ser humano.
De modo que ao receber Cristo como Senhor e Salvador o espírito volta a vida, restaurado pelo Espírito Santo que vem habitar em nós. Mas a Bíblia diz que temos de converter a alma. Tiago 1:21, diz que devemos receber a palavra, a fim de salvarmos a alma e I Pe 1: 7-9 nos diz que pelas provas e lutas somos aprovados a fim de no fim, a manutenção da fé salve nossa alma.
O corpo sofre as influências do pecado da alma. O corpo não é mal em si. Ele é guiado pela alma. Por isso a Bíblia diz que a alma que pecar essa morrerá. A finalidade da restauração do espírito humano pelo Espírito Santo é não sermos guiados pelos desejos da carne, mas do espírito.
Levando-se em consideração o mundo problemático em que vivemos, todos estamos sujeitos a desajustes psicológicos, uns em menor, outros em maior grau. O ministérios de cura e restauração interior procedem do coração de Deus. Ele mesmo nos tem guiado a fontes de águas tranqüilas, para refrigerar a nossa alma (Sl 23.2,3).
Quando o desajuste é detectado, de nada adianta culpar o mundo, as pessoas que nos construíram a identidade, ou qualquer outro “vilão”. A responsabilidade pelas transformações é nossa. Vejamos alguns passos para restauração da mente:
1.Reconhecer que temos um problema. Imagens deformadas de nós e do mundo à nossa volta, lembranças dolorosas e amargas, tudo isso circula dentro de nós, e enquanto não aceitamos o problema nada pode ser feito (Dr. William James 1842-1910). A Bíblia há séculos ensina esta verdade (Pv 28.13). Misericórdia neste texto é “raham”, que significa “ser terno, apiedar-se, tratar com cuidado especial”. É desta forma que o Senhor deseja nos tratar.
2.Buscar a restauração em Deus. Nada adianta buscar a cura se não acatarmos a disciplina que o tratamento exige. Deus nos conhece melhor do que nós mesmos (Sl 19.12; Sl 139.1-4,23-24). Meso que algumas dores sejam tão dolorosas ou constrangedoras, e desejemos colocá-las no porão da alma (inconsciente), para evitarmos mais sofrimento, a ferida é real é precisa de cura.
3.Entender que a cura interior é um processo. Algumas pessoas gostariam de receber uma renovação inteiro imediata e por isso, muitas retomam velhos hábitos e dores. Considere que as dificuldades interiores fossem as nações de Canaã (Dt 7.21-23; Ex 23.29,30). Deus não deseja que nosso mundo interior seja um deserto, sem referenciais e informações. Ele quer nos curar gradativamente (Sl 147.3). E para cada ferida curada surgirão novos motivos de louvor (Is 61.7).
O Senhor Jesus não trabalha pela metade e não deixará a cura incompleta (Fp1.6). O Espírito Santo de Deus o acompanhará na restauração de seu mundo interior. Permita ao Senhor esta restauração (Mt 13.58), abra seu coração para Ele, não esconda seus sentimentos e a cada vitória não esqueça de louvá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.