No momento da concepção, surge um novo ser (Sl 139.15-16) com um corpo (soma) herdado de seus pais e recebe imediatamente de Deus o espírito (pneuma), o fôlego da vida. Sua alma (psiquê) é desenvolvida a partir desta concepção.
A alma é a parte interior da vida. É a parte psicológica formada basicamente por: emoção, vontade, intelecto, consciência e livre arbítrio.
Enquanto sua parte orgânica cresce e amadurece, sua parte mental vai tomando forma mediante os estímulos que recebe. Vejamos o diagrama básico da alma humana:

Descrição das partes:
Emoção (E): o mundo emocional é aquele por onde circulam o afeto, as sensações de alegria ou de tristeza, bem-estar, insatisfações e a capacidade de se vincular ao mundo exterior. Também tem a ver com a intuição, percepção e sensibilidade.
Intelecto (mente) (I): pode ser definido como o mundo dos pensamentos. Onde está a lógica, o raciocínio, a reflexão, memórias, idéias e conceitos.
Vontade (volição) (V): parte que controla nossas escolhas, tem a ver com nossos impulsos, perseverança, garra e a agressividade.
Consciência (C): pode ser traduzida como aquela voz interior que soa como nossa própria voz, criticando nossos atos e os atos alheios; é aquela voz que acusa e denuncia, acionando um alarme dentro de nós; é aquela voz que também aprova nossos atos corretos e agradáveis a Deus. É a onde se despertam as culpas e disparam os riscos e perigos.
Livre Arbítrio (LA): é o cerne principal da alma; é a capacidade de poder escolher e decidir. É por isso que somos responsáveis diante de Deus e dos homens pelas escolhas que fazemos.
Características da alma humana:
a) É imortal (Mt 10.28)
b) Sai do corpo após a morte física (Ap 6.9; 20.4)
c) É o centro do caráter e da personalidade (Mc 14.34; At 2.43; 2Pd 2.14)
d) Onde é gerada a manifestação dos sentimentos (Sl 42.6; 119.28)
e) Onde se manifesta a vontade (Dt 18.6; 2Sm 2.31; Ec 2.24)
f) Centro emocional (Sl 119.28; Ct 5.6; Is 61.10)
Ainda falando sobre o mundo psicológico do homem, podemos dividir a vida psíquica do homem em: consciente e inconsciente.

Consciente: é o espaço onde aparece a emoção, o intelecto e a vontade. É a parte psíquica que sabemos o que está acontecendo, e o “arquivo” onde estão todos os dados aos quais temos acesso constante. Podemos referir-se ao consciente como sendo apenas a ponta do Iceberg das nossas emoções.
Inconsciente: é o resultado da soma dos traços que recebemos por herança mais as sínteses das experiências vividas. É a base do nosso “Iceberg” psíquico onde são gerados códigos, valores, conceitos, pressupostos e programas que definem nossas ações e reações.
O processo de Cura Interior é a gestão das emoções, realizada através da orientação bíblica e da ação poderosa do Espírito Santo. Portanto, trata-se de um processo complexo que podemos denominar de processo espirito-psico-biológico.
Permita que o Senhor estabeleça novos patamares sobre sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.