iba

iba

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ESTUDOS SOBRE CURA INTERIOR - ESTUDO 3

A CURA DA BAIXA AUTO-ESTIMA

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12.3

Auto-estima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma. Tem muita semelhança, e está diretamente ligada à auto-imagem, que é como a pessoa se vê. A auto-estima é o valor, a importância e o significado que o indivíduo julga ter.





Se a pessoa, em qualquer momento da sua existência, receber aceitação, atenção, elogios e toque afetivo pelo que é e faz, terá uma boa imagem de si mesma. Ira se sentir valorizada, importante e reconhecida. Terá auto-estima saudável. Porém rejeição, indiferença e críticas destrutivas contribuem para a formação de uma imagem negativa. A pessoa passa a perceber-se depreciativamente: “Eu sou feia”; “Sou muito burro”; “Não falo direito”; etc. Esta pessoa se sentirá inadequada, inútil, sem valor, desqualificada e insegura para dar e realizar.

Veja o caso de Números 13.33 e responda: Como os 10 espias de Israel se viam? ___________________________________. Note que assim como os espias se viam, da mesma forma eles eram compreendidos pelos outros.

A baixa auto-estima faz com que o indivíduo tenha raiva de si mesmo. Ele poderá aceitar esses sentimentos, e conviver com a derrota, incapacidade, inferioridade e insegurança. Quer agradar, mas tem medo de errar; quer amar, e tem medo de não ser amado. Às vezes torna-se exigente, possessivo e ciumento ao extremo, com medo de perder o foco do seu amor. Alguns caem em depressão profunda, outros buscam “fugas” nos vícios e compulsões. E em muitos casos a própria rebeldia e delinqüência é fruto de um grito sufocado de atenção e afeto. E quando a pessoa nega os sentimentos de desvalor e imagem distorcida, ocultando-os no inconsciente, usando máscaras de maneira a superestimar-se. Ela, na maioria das vezes, vai lutar para sempre ter a sua estima elevada.





Agem assim os indivíduos que têm a necessidade de provar que estão por cima. Humilham os outros, mas, na verdade, possuem um grande sentimento de inferioridade reprimido. São obstinados em fazer o máximo para serem os melhores, buscam a perfeição absoluta. E quando erram, alimentam sentimentos de auto-condenação e auto-punição por vários dias. Têm dificuldade em perdoar-se e facilidade para criticar, acusar e culpar pessoas. Tudo isso são indícios fortes de feridas de rejeição ocultos a eles próprios.

A baixa auto-estima pode gerar hipocrisia e falta de autenticidade. Somos autênticos quando projetamos para o meio ambiente aquilo que realmente somos. Falta-nos autenticidade quando receamos ser nós mesmos, porque não gostamos do que somos, e sentimos que os outros também não gostarão. Se fazemos isso conscientemente somos hipócritas e fingidos. Só é possível ser autêntico com o autoconhecimento. Não podemos ser aquilo que não conhecemos.

Observamos, até aqui, o quanto fica desestruturada a pessoa rejeitada, que não teve atenção, aprovação e toque afetivo. Vimos os caminhos que ela poderá tomar, inconscientemente ou não. Então como restaurar a auto-estima? Vejamos:


AVALIAÇÃO: (responda somente com SIM ou NÃO)
1. Você gosta do seu nome?
2. Você gosta do que faz?
3. Olhando-se no espelho, há muitas coisas que você gostaria de mudar?
4. Você gostaria de ser diferente em muitos aspectos?
5. Quando você erra, fica vários dias se martirizando?
6. Você é ciumento?
7. Você costuma impor suas idéias às pessoas?
8. Você tem facilidade em criticar o erro dos outros?
9. Você ofende-se com facilidade?
10. As pessoas geralmente se afastam de você?
11. As pessoas geralmente estão ocupadas demais para você?
12. E você, precisa das pessoas?

Cada uma destas perguntas é uma oportunidade para você perceber e refletir sobre seus sentimentos com relação a você e aos outros. As cinco primeiras indicam como você está consigo mesmo. Se a resposta à quinta pergunta, em especial, for SIM, você tem tendência a autopunição, e é duro demais consigo mesmo.
As perguntas restantes servem para demonstrar suas relações interpessoais. De 6-8, se afirmativas as respostas, você tem medo de perder e necessidade de provar que é importante, que tem valor. Se também a resposta SIM foi a alternativa escolhida nas questões 9-11, você se revela uma pessoa ferida, que não se sente importante. Resposta negativa á ultima questão sinaliza auto-proteção e medo de envolvimento.


O PROCESSO DE CURA:

1. Conhecer os seus verdadeiros sentimentos com relação ao seu valor como pessoa, liberá-los e conscientizar-se deles (Gn 32.27-30).
Qual a condição para Jacó receber a benção daquele Anjo (v.27)?_________________.
Não existe benção na falta de identidade ou nas “máscaras” que usamos. Quando nos reconhecemos e nos apresentamos a Deus, de maneira clara e sincera, começa o processo de cura em nossas vidas.

2. Pedir e receber o amor de Deus para suprir sua carência (Sl 68.6).
O que Deus promete fazer na vida daqueles que são solitários?
_______________________________________________________________________
Deus lhe ama e lhe comprou com o preço do sangue de Jesus, e se você mesmo assim sente-se vazio e solitário, resultado da falta de amor dos outros por você. Volte-se para Jesus e peça a Ele uma imersão profunda em Seu amor e perceba o refrigério de Deus sobre a sua vida.

3. Perdoe a todos que lhe feriram ou não lhe deram amor (Mc 11.25). Perdoar às vezes não é fácil e nem simples. Porém, agora, você está cheio do amor de Deus e sua vida está repleta do Espírito Santo. Você já pode perdoar e ver cicatrizar toda ferida de ressentimento.

4. Dar e receber (Jo 15.9,12). Antes de conhecer a Jesus podia até ser impossível para você amar, mas agora que você está em Cristo, você já pode dar este amor ao seu próximo e até mesmo aqueles que um dia foram seus ofensores. Jesus promete que quem dá, recebe (Lc 6.38). à medida que amamos e somos amados, aprendemos a amar também.

5. Ao deparar-se com algum sentimento de desvalor, não aja como um coitado. Não esconda seus sentimentos. Vivencie-os, porém não se conforme com eles, e peça a Deus que os tire, e cure você de toda rejeição. Passe a oferecer as pessoas àquilo que você deseja receber delas (Mt 7.12). Lembre-se os sentimentos de autovalor seguirão às ações sinceras.



EXERCÍCIO PARA CASA: (outra pessoa pode ir lendo pausadamente)

1. Encontre um lugar e hora sossegados
2. Feche os olhos e relaxe
3. Imagine-se andando numa praia. O tempo está nublado, as águas do mar estão escuras.
4. Enquanto você anda na areia, você reflete sobre toda decepção e frustração de sua vida. Você fica muito triste.
5. O tempo passa lentamente e, você observa a aproximação de alguém. É Jesus. Quando ele chega bem perto de você, pergunta: “Por que você está chorando?”
6. Você responde.
7. Depois te ouvir, Jesus te abraça. O toque de Jesus enche você de conforto, paz, luz e vida. Jesus te olha com carinho e você sente ondas de amor enchendo seu coração. Você nota que as ondas do mar agora estão cristalinas e bem mansinhas.
8. Você e Jesus começam a passear pela praia. À medida que andam, vão encontrando pessoas pelo caminho, aquelas que, de alguma forma magoaram você. Cheio do amor de Jesus, você declara perdão para elas. Você e Jesus, caminhando e perdoando uma a uma. Jesus está segurando a sua mão e te dando forças e poder para perdoar.
9. Você se vê com Jesus indo em direção ao horizonte...
10. Abra os olhos lentamente para a realidade exterior, mas não se esqueça: Jesus continua com você.

“... Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mt 28.20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.