iba

iba

sexta-feira, 22 de julho de 2011

ESTUDOS SOBRE CURA INTERIOR 7

A CURA DA ANGÚSTIA

SALMO 77: 1-3

A angústia é o tipo de coisa que a gente sabe o que é mas não consegue explicar. Porém, o dicionário diz que angústia é “ansiedade ou aflição intensa; ânsia, agonia”. Segundo especialistas: “Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma. Na moderna psiquiatria, a angústia é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.”



Existem muitas situações que podem nos levar ao estado de angústia, e se angustia é o mesmo que aflição, ânsia e agonia, então podemos dizer sem medo de errar que todos nos em algum momento na nossa vida nos sentimos angustiados.
Até o próprio Jesus passou momentos de angustia, ele mesmo disse aos discípulos no Getsêmani – minha alma esta angustiada ate a morte Mt 26:38, Mc 14:34.
É exatamente isto que nos sentimos em muitas ocasiões da nossa vida, quando nossa mente fica “travada” num determinado estado que nossas forças interiores vão diminuindo, gerando uma sensação de esgotamento total.
A Bíblia fala de um homem chamado Asafe que assim descreveu a angústia: “a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia” (Sl 77. 2,3). Ou seja, na angústia a gente se sente sem amparo, nada nos consola, as forças se vão, a perturbação chega e nem a lembrança de que há um Deus é suficiente para nos encorajar.
Foi num destes momentos de grande crise que Asafe descobriu como vencer a angustia. E é sobre isto que vamos tratar hoje.

Primeiro, foi que, mais do que se lembrar de Deus, é necessário buscá-lo. (v.2)
Por isso, ele declarou: “no dia da minha angústia busquei ao Senhor” (v.2).
Quando o sentimento de angustia invadir nossa vida o primeiro passo para ficarmos livres e buscar ao Senhor, expressando para Ele, de maneira sincera, nossa dor e nossas queixas.
O salmista expressou isto muito bem, pois sabia que na hora da angustia só há um lugar onde encontrar socorro por isso ele disse: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia (Sl 46:1).
O profeta Jonas em um momento de grande angustia dentro do ventre do peixe orou:
“Na minha angustia clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Das profundezas da sepultura gritei, e tu ouviste a minha voz” ( Jonas 2:2).

Em segundo lugar nessas horas devemos lembrar, meditar e falar de todas as coisas que Deus já fez por nós no passado (Sl 77.11,12).
Às vezes ficamos angustiados em meio as lutas e adversidades da vida e esquecemos dos milagres, curas, livramentos bênçãos e vitorias que DEUS já nos deu no passado.
E mais do que isto, podemos olhar para as páginas da Bíblia e ver as grandes coisas que Deus fez na vida dos seus servos (Lm 3.21). Ao deixarmos a Palavra entrar em nosso íntimo, percebemos que a fé grada por ela, gradativamente vai fazendo a angústia desaparecer e nos sentimos consolados (Sl 119:50).

Em terceiro lugar entenda que a solidão não poderá produzir nenhum bem. (v.13)
Foi por isso que Asafe declarou: “o teu caminho, ó Deus, está no santuário” (v.13), e foi ao templo. Não adianta ficar remoendo, reclamando e queixando-se o tempo todo. Isolar-se e ficar em casa, trancado isolado no quarto não resolve nada (Sl 102.6,7).
As lutas vem e vão, todos os dias nos teremos novos problemas e desafios para enfrentar, não deixe que a angústia tome conta da sua vida e transforme você em uma pessoa triste amargurada. Você serve ao Deus que nunca perdeu uma batalha, o nosso Jesus é campeão dos campeões, nele e com ele somos mais que vencedores. Mesmo que hoje as coisas pareçam difíceis, ele esta contigo para te dar a vitória! O choro ate pode durar uma noite mais a alegria vem pela manha (Sl 30.5). Levante-se e faça como Davi que disse alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor (Sl 122:1).

Sentir se angustiado em algum momento da nossa vida e algo natural, afinal não é por que somos servos de Deus que deixamos de ser humanos. Há momentos na nossa vida que as lutas, adversidades, pressões, cobranças do dia a dia são tão grandes que acabamos ficando angustiados. Mas, em Cristo, venceremos todos eles (Fp 3.13) e continuaremos nossa marcha triunfal (Hb 10.38).



A angústia não pode ser um estado permanente na vida de alguém que confessa ser salvo em Cristo Jesus, pois devemos confiar que em todas as situações ele esta ao nosso lado para nos ajudar a vencer (João 16.33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.