iba

iba

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESTUDOS SOBRE CURA INTERIOR - ESTUDO 9

A CURA PARA O MEDO

“No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo..” I João 4:18

A maior parte das cadeias que prendem as pessoas não está nas circunstâncias, mas na alma de cada um. A alma é a sede das nossas emoções e sentimentos. Por isso, Satanás procura fazer de tudo para deformá-la, levantando em nós bloqueios emocionais que nos impedem de experimentar o melhor da vida com Deus. Hoje vamos estudar sobre uma cadeia de alma que precisa ser quebrada pelo poder do Senhor para termos vida plena. Essa cadeia é o medo. Vamos ver como Deus trata isto olhando para a história de Gideão.




I – DE ONDE VEM O MEDO?

1) Temos inimigos espirituais que nos atacam, produzindo medo (Juizes 6:1-6)
Os midianitas atacavam o povo de Israel constantemente e isto foi fazendo com que eles se sentissem sempre ameaçados. Satanás também faz isso conosco, procurando usar circunstâncias, doenças, problemas financeiros, discórdias e outros argumentos para nos fragilizar. O medo tem uma origem maligna, mas Deus nos ensina o que fazer em I Pedro 5:8-11(enfrentar o Diabo, e ficar firmes na fé em Deus).

2) Há várias formas e estágios do medo (Juizes 6:11-15)
Gideão foi achado por Deus com medo dos inimigos (estava escondido, malhando trigo num lagar) e inseguro quanto à sua própria capacidade. Há várias manifestações de medo que podem paralisar as pessoas:

- Pavor – Medo excessivo de morrer, de adoecer, medo de vultos, de demônios, etc...
- Insegurança – Receio de assumir responsabilidades e não dar conta do recado.
- Complexos – Sentimentos de inferioridade ou incapacidade que impedem a pessoa de aceitar grandes desafios.

3) O medo nos impede de ser conquistadores – Gideão teve que ser liberto do medo para ser usado nas mãos de Deus. Enquanto isso não aconteceu, ele foi um homem limitado e que via sempre os inimigos roubarem sua benção. Prov. 29:25 - medo mostra falta de fé.

II – AS FERRAMENTAS QUE DEUS USA PARA NOS LIBERTAR DO MEDO

1) Deus nos liberta do medo trabalhando na nossa identidade (Juizes 6:12-14)
A primeira coisa que Deus faz é nos convencer de que somos valentes, vencedores e que com Ele somos capazes de enfrentar qualquer dificuldade. Jeremias 1:8.

2) Deus nos liberta assegurando-nos de sua presença ao nosso lado
O que faz diferença em nossa vida é a certeza da companhia do Senhor em qualquer situação. Ele teve que assegurar esta presença para libertar Gideão de seu medo e complexos. (Juizes 6:15-16).

3) Deus nos liberta do medo produzindo provas que estimulam a nossa fé (Jz.6:17-22)
O Senhor ajudou Gideão a crer. Ele faz isso conosco de várias maneiras, procurando certificar-nos de que tem uma aliança conosco. Hebr.9:15 e 2 Tim. 2:13.

4) Deus nos liberta através da sua Palavra (Jz 6:23)
Quando temos a Palavra do Senhor para nos respaldar, não tememos o mal. Gideão se tornou um grande líder e conquistador porque creu na Palavra do Senhor.
Medite em Isaias 12:2 e receba a cura definitiva de Deus sobre a sua vida.




Queridos irmãos, louvamos a Deus por mais esta ministração. Nossa Caverna de Adoração está ficando cada vez mais cheia, nesta última quarta tivemos que colocar mais um banco para acomodar os presentes.
Participe conosco da nossa Caminhada de Cura Interior, toda quarta-feira às 20H.
Deus te ama e quer te dar o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.