CAPÍTULO 6 – O CORDEIO QUEBRA OS SELOS (CF. Mt 24 e Dn 9)
INTRODUÇÃO
Este capítulo marca o “início” do período sombrio da Grande Tribulação (cf. Is 16.4; 26.20; Jr 30.7; Dn 12.1; e ss; 2Ts 2.6 e ss; Ap 3.10; 7.14, etc). Os acontecimentos que virão durante este tempo de “angústia” sem precedente, estão narrados nos capítulos 6 a 19 deste livro. A duração deste período é calculada pelo estudo da passagem de (Daniel 9.24-27) e outras passagens similares. Esse tempo de tribulação tem referências escatológicas em Mt 24.21; Mc 13.19; 2Ts 2.6 e ss; Ap 7.14 e ss. Todos esses acontecimentos, terão lugar, logo “após” o arrebatamento da Igreja por Jesus Cristo nosso Senhor(cf. 1Co 15.51-52; 1Ts 4.13-17; Ap 3.10).
1. O PRIMEIRO SELO – CAVALO BRANCO (LEUKOS) - VOZ DO LEÃO
Os 6 primeiros, em ordem sucessiva, marcam o início e a seqüência cronológica dos acontecimentos. Em profecia, a enumeração e a ordem estabelecem cronologia.
Aberto o primeiro selo, falou um dos seres viventes (pela ordem, é a voz do leão) com voz como de trovão: Vem! (chamamento).
- A POLÊMICA: JESUS X ANTICRISTO X O EVANGELHO OU IMP.ROMANO?
Este cavaleiro é o mais confuso da visão de João.
a) Alguns interpretaram o Cavalo branco e seu cavaleiro como o Anticristo:
-Seu argumento é que o Apocalipse usa imagens duplas para fazer contrastes: Duas mulheres: a mulher e a prostituta; duas cidades: Jerusalém celeste e Babilônia; dois personagens sacrificados: O cordeiro e a besta. Assim, o anticristo estava se contraposto ao Cristo. Assim, o cavalo branco seria uma inocência encenada, fingida, de uma luz falsa: o anticristo é um deslumbrador. O anticristo apresenta-se como um pacificador. Ele terá grandes vitórias. Ele vai ser aclamado como alguém invencível. Ele vai controlar o mundo inteiro. O senhorio do Cordeiro é que impele o anticristo a deixar sua posição de reserva e se manifeste.
b) Outros interpretam o Cavalo branco como as conquistas militares
- As grandes invasões militares do Império Romano conquistando o mundo e depois dele, outros impérios que se levantaram. O cavalo branco era usado pelo rei vencedor e o arco um símbolo do poderio militar. Uma conquista militar sempre traz tragédias.
c) Para outros o Cavalo branco como sendo a pregação universal do Evangelho
- Mesmo em meio às terríveis perseguições, o Evangelho tem sido pregado e será pregado vitoriosamente no mundo inteiro para testemunho a todas as nações (Mt 24:14).
- Sem escolas os cristãos confundiram os letrados rabinos; sem poder político ou social, mostram-se mais fortes que o Sinédrio; não tendo um sacerdócio, desafiaram os sacerdotes e o templo; sem um soldado sequer, foram mais poderosos que as legiões romanas. E foi assim que fincaram a cruz acima da águia romana.
- Os mártires que morreram, morreram por causa da Palavra de Deus (6:9).
d) E outros estudiosos interpretam como sendo Jesus Cristo
- Sempre que Cristo aparece, Satanás se agita e assim as provas para os filhos de Deus são iminentes (o cavalo vermelho, o preto e o amarelo).
- As palavras só podem aplicar-se a Cristo: BRANCO + COROA + SAIU VENCENDO E PARA VENCER. Cabelos brancos (1:14), pedrinha branca (2:17), roupas brancas (3:4,5,18), nuvem branca (14:14), cavalos brancos (19:11,14), trono branco (20:11). O Branco, segundo estes estudioso, não pode ser usado nem para o diabo nem para o anticristo.
2. O SEGUNDO SELO – CAVALO VERMELHO (PURRHOS) – VOZ DO NOVILHO
- O vermelho é também símbolo de GUERRA E VIOLÊNCIA. Esta cor, como veremos, no Apocalipse, tem quase sempre sentido desfavorável; “um grande dragão vermelho” (Ap 12.3); “uma besta de cor de escarlata”. (Ver Ap 17.3); a grande meretriz ou “...a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata” (Ap 17.4a); as mercadorias da grande Babilônia: “...de púrpura, e de escarlata” (Ap 18.12); a seguir, a grande Babilônia está vestida de púrpura, de escarlata...”, etc. (Ap 18.16).
- As guerras serão tremendas, simbolizadas pelo tamanho da espada( MACHAIRA). Isso se dará em conseqüência, da rejeição do Príncipe da Paz (Is 9.6; Lc 19.42; 1Ts 5.3), e outros textos e contextos correlatos, etc.
3. O TERCEIRO SELO- CAVALO PRETO (MELAS) – VOZ DO HOMEM
- A cor do cavalo tem um aspecto tristonho, sombrio, funesto e inanimado. Este cavaleiro tem uma missão a cumprir: ditar a FOME E A POBREZA durante o período da Grande Tribulação, como bem descreve o profeta Jeremias em suas Lamentações 5.10
- “uma balança na mão” do cavaleiro REVELA dois pontos:
(a) A balança: fala de racionalização e controle dos gêneros de primeira necessidade, conforme descreve Ezequiel 4.16;
(b) Um período de escassez: haverá grande rigor na venda e distribuição de comida.
- A incumbência do terceiro cavaleiro será impedir que a fome varra toda a humanidade. Ele chamará a fome; mas ao mesmo tempo a controlará. Isso mostra também o desequilíbrio que certamente haverá durante o reinado cruel da Besta. O profeta Daniel, descrevendo esse tempo do fim, diz: “Assim por uma parte o reino (da Besta) será forte, e por outra será frágil” (cf. Dn 2.42b). O império da Besta será forte como o “ferro” diante dos homens, porém, frágil como o “barro” diante dos flagelos de Deus (Dn 2.40-45).
- uma medida = um queniz (coiniks) = 450gramas
- denário = um dinheiro = salário de um dia (romano)
4. O QUARTO SELO – CAVALO AMARELO (CHLOROS) – VOZ DA ÁGUIA VOANDO
- O próprio autor sagrado nos dá a interpretação deste cavalo e seus cavaleiros: a morte e o inferno. Morte e o Inferno são vistos aqui personificados, como em Jó 28.22; 1Co 15.26; Ap 20.14.
- Um dos horrores da Grande Tribulação será a terrível trilha da morte. Guerra, fome, perseguição, peste e terremoto acrescentarão o discipulado ao reino do rei dos terrores (Jó 18.14).
- Esta cor “verde-pálida” ou “amarelo-esverdeado” dá a ideia de cadáver, aspecto doentio, mortífero e sombrio.
- A sombria sequência que levará a “quarta parte da terra”: a espada, a fome e a peste. A Morte (Hades) viria colhendo os milhares de corpos.
5. O QUNTO SELO – CLAMOR NO CÉU (9-11)
- As almas dos que morreram pela sua fé estão no céu
- Deus não poupou essas pessoas do martírio, mas deu-lhes poder para morrerem por
causa da Palavra.
- As almas dos fiéis pedem não vingança pessoal, mas a vindicação da glória de Deus
- As almas dos fiéis recebem vestes brancas, representando retidão, santidade e alegria
- As almas dos fiéis estão descansando, não dormindo até chegar o dia em que se completará o número dos mártires. Existe um limite para a injustiça.
AS MANIFESTAÇÕES DO JUÍZO (12-17)
- O juízo chegou: as portas da graça estão fechadas, é o dia da ira do Cordeiro
- O juízo chegou: o próprio universo está abalado - v. 12-14
- O sol, a lua, as estrelas, o céu, os montes, as ilhas = tudo aquilo que se considerava
sólido, firme, está abalado. As vigas de sustentação do universo estão se desintegrando. A antiga criação está se desintegrando.
-O “cilício” era um pano grosseiro, feito de pêlos de cabra, exportado pela Cilícia. Naturalmente de cor negra, conforme o presente versículo indica, era tecido usado como sinal de luto (ver Gn 37.34 e Jl 1.8), como sinal de penitência pelos pecados cometidos (ver 1Rs 21.27), ou como sinal de oração especial, que implorava a ajuda necessária.
- O juízo chegou: os homens estão em profundo desespero - v. 15-17
- Uma série de sete fenômenos na natureza (terra, sol, lua estrelas, céu, montanhas, ilhas) ferem sete (ou a totalidade) categoria de pessoas (reis, grandes (magnatas), ricos, tribunos, poderosos, servos, livres). Todos procuram escapar à justiça de Deus.
- Os homens estão buscando um lugar para se esconder - Mas para onde o homem pode fugir e se esconder de Deus? Deus está em toda parte. Para ele luz e trevas são a mesma coisa. O primeiro instinto do pecado se esconder.
- De que estão fugindo? Dos montes que estão se desmanchando? Do Universo que está em convulsão? Não, há algo mais terrível: eles estão fugindo do Deus irado.
- Eles buscam a morte, mas não os pode esconder da ira do Cordeiro. O maior temor do pecador não é a morte, mas a manifestação plena da presença de Deus. O aspecto mais terrível do pecado é que converte o homem num fugitivo de Deus. Mas agora, nem caverna, nem a morte pode escondê-los desse encontro com Deus. O tempo da graça acabou. Aqueles que não buscaram a graça, encontrarão inexoravelmente a ira de Deus. A porta está fechada. Agora é o juízo!
CONCLUSÃO
A Graça sempre precede o Juízo. O tempo está correndo e com ele as oportunidades.
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